Festa do CInema Italiano Regressa em Abril Com Muitas Novidades

A 10ª Edição da Festa do Cinema Italiano realiza-se de 5 a 13 abril e, pela primeira vez, acontece simultaneamente em quatro cidades: Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, seguindo depois para 15 cidades portuguesas e três países (Brasil, Angola e Moçambique). Na edição de Lisboa, que acontece no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Inglès e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, para além dos cerca de 50 filmes exibidos, durante nove dias do festival, está ainda em destaque a cidade de Nápoles, um dos focos do festival, onde é mostrada a cultura de um dos lugares mais icónicos do mundo, seja através do cinema, com destaque ao mítico Totò, da literatura, com foco no fenómeno literário Elena Ferrante, da música ou da gastronomia.
Este ano, em ocasião do centenário do seu nascimento, a Festa do Cinema Italiano dedicará, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, uma homenagem a Dino Risi, um dos grandes nomes do cinema italiano, que deu a conhecer a “comédia à italiana” ao mundo inteiro. O momento certo para ver ou rever clássicos intemporais como "Il Sorpasso" (A Ultrapassagem), "I Mostri" (Os Monstros) ou "Profumo di donna" (Perfume de Mulher). Este ano é dedicado um espaço especial à música com o concerto dos Spaghetti Fusion, um coletivo internacional de músicos, colaboradores de importantes orquestras que adaptaram alguns dos temas musicais mais famosos do cinema italiano. Neste concerto, será́ possível ouvir ao vivo as composições de grandes autores como Ennio Morricone, Nino Rota, Riz Ortolani, Armando Trovajoli e muitos outros, acompanhadas das sequências projetadas no grande ecrã.
O festival exibirá longas e curtas-metragens de ficção ou documentário produzidas no último ano, filmes aplaudidos pelo público e pela crítica internacional e selecionados pelos melhores festivais de cinema do mundo. A programação do festival é, como habitualmente, dividida em quatro secções: panorama (os grandes sucessos do ano), competitiva (sete obras de novos autores italianos que concorrem ao prémio de melhor filme do festival), altre visioni (uma série de filmes que surpreendem pela originalidade estética e experimentação) il corto (secção dedicada a curtas-metragens) e piccolini (constituída por uma mão cheia de filmes e atividades para os mais novos e organizada em parceria com o Festival de Animação Monstra). Haverá ainda uma especial atenção à cultura gastronómica italiana, através da muito apreciada Rota dos Sabores: encontros, provas, aulas e colaborações com os principais restaurantes italianos de Lisboa. Em breve o Portal Cinema dedicará um texto mais expositivo sobre a Secção de Cinema da Festa
Os bilhetes têm um preço de 4,00€. Mais novidades podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e em facebook.com/festadocinemaitaliano. A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. Em Lisboa é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>