Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, fevereiro 20, 2018

Há Filmes Na Baixa! de Regresso ao Porto


O Porto/Post/Doc regressa à programação mensal em fevereiro e no primeiro ciclo ano retoma dois documentários mostrados no festival. "Taste of Cement", de Ziad Kalthoum, será exibido a 27 e 28 de fevereiro e "Meteors", de Gürcan Keltek, a 7 e 8 de março. Todas as sessões decorrem às 22h, no Cinema Passos Manuel.
Multipremiados internacionamente, ambos os filmes retratam situações de guerra, ou decorrentes dela, na atualidade. Ziad Kalthoum filma a rotina laboral de refugiados sírios no Líbano, que vivem em condições desumanas no sub-solo de um luxuoso arranha-céus em construção. Já Gürcan Keltek lança um olhar diferenciado sobre o conflito curdo-turco, registando uma chuva de meteoritos, ocorrida em 2015, que abriu um intervalo entre mísseis. Longe das narrativas convencionais, são olhares-ensaios íntimos e violentos, mas nunca pornográficos. Em 2017, "Meteors" venceu o Grande Prémio by Vinhos Verdes do Porto/Post/Doc e "Taste of Cement" arrecadou o Prémio Biberstein Gusmão para melhor realizador emergente. Os dois filmes têm conquistado exibições e menções no circuito europeu de festivais como são exemplo a nomeação de "Taste of Cement" para melhor documentário no Prémio de Cinema Europeu e a distinção de "Meteors" com o Swatch Art Peace Hotel Award do Festival de Locarno.
Neste ano, o Porto/Post/Doc celebra o quinto aniversário do "Há Filmes Na Baixa!". Ver, e até rever, filmes na baixa do Porto é hoje uma realidade que a associação pretende atualizar continuamente através da realização de ciclos de cinema mensais, apostando, como sempre, em imagens outras, em cinematografias subexpostas, que saem do escuro para a tela. Conciliando a exibição de novas produções com a história do cinema, os filmes serão programados sob uma temática mensal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas