Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, outubro 16, 2018

RAIVA Chega Aos Cinemas No Final de Outubro

RAIVA, a adaptação pelo realizador Sérgio Tréfaut do clássico da literatura portuguesa do século XX, ‘Seara de Vento’ de Manuel da Fonseca, estreia nas salas de cinema nacionais a 31 de Outubro.
Alentejo, 1950. Nos campos desertos do Sul de Portugal, fustigados pelo vento e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só́ noite. Porquê? Qual a origem dos crimes? A história, decorrida 30 no Alentejo relata os acontecimentos que levaram um camponês pobre a assassinar dois homens a sangue frio e afrontar sozinho a guarda e o exército numa luta desigual.
Rodado inteiramente no Alentejo, RAIVA conta com as interpretações de Isabel Ruth, Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, José Pinto, Adriano Luz, Kaio Cesar, Diogo Dória, Catarina Wallenstein e Rogério Samora. O filme conta ainda com as participações especiais do catalão Sergi López, no papel do contrabandista, e de Herman José, no papel de padre. Destaque ainda para a participação de Lia Gama, num papel que serve de homenagem a Nicolau Breyner, que integrava o elenco original do filme, mas que acabaria por falecer na véspera das filmagens. 
O filme é protagonizado por um não-ator, Hugo Bentes, natural de Serpa, escolhido pela proximidade que tem com a história, com a região, e sobretudo pelo orgulho com que encarna a personagem. Hugo Bentes foi jogador de futebol, tem preparação militar, é músico e faz parte de grupos corais alentejanos. Participou como cantor no documentário Alentejo, Alentejo de Sérgio Tréfaut.  Conhecido sobretudo pelo trabalho em documentário, Sérgio Tréfaut assina com RAIVA a sua segunda longa metragem de ficção. Um trabalho a preto-e-branco, que assume claramente uma dimensão teatral, não naturalista e de homenagem ao antigo cinema mudo. 
O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Moscovo, onde arrecadou dois prémios (Júri Internacional e Imprensa Independente) e encerrou a edição 2018 do IndieLisboa, integrando ainda a seleção oficial do Filmfest Munchen, do Festival de Cinema Europeu de Sevilha e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros. Recebeu ainda o prémio do público no Festival Transfronteira Periferias (Portugal-Espanha). Depois de Portugal, RAIVA estreia comercialmente em dezembro, no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas