Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, novembro 25, 2018

Em Dezembro, o Porto Acolhe a Mostra de Cinema Ucraniano

Da Ucrânia chegam ao Porto 4 estreias nacionais marcantes do cinema contemporâneo Ucraniano, uma iniciativa do Ministério das Políticas de Informação (MIP) e do Kyiv Molodist International Film Festival com o apoio da DGARTES e da PLUSEAST - Associação Cultural. O programa de 11 e 12 de Dezembro tem lugar na Casa das Artes com Entrada Livre. Todos os filmes serão legendados em Português e Inglês.


11 DE DEZEMBRO

18 horas:  A Guerra de Quimeras
Anastasiia Starozhitska, Mariia Starozhitska, Ucrânia, 201, Documentário, 94’, M16
A história de guerra, amor e morte, documentada em primeira mão por quem viveu os eventos. Fora do ecrã e no ecrã estão os dois - um rapaz e uma rapariga. Ele voluntareou-se para ir na frente, ela chega depois da batalha. Ele foi para o caldeirão de Ilovaysk, perdeu os seus grandes irmãos-soldados. Ela, enquanto viajava por cidades em ruína, lutava para compreender a essência da guerra e do amor.

21 horas: Quando as Árvores Caem
Marysia Nikitiuk, Ucrânia/Polónia/Macedónia, 2018, Ficção, 88’, M16
A história de Vitka uma pequena rapariga rebelde, da sua prima e namorado - Larysa e o jovem criminoso Scar - numa aldeia da Ucrânia. Depois da morte do pai, Larysa sente-se perdida. Enquanto anseia tornar-se independente, a comunidade da aldeia ostraciza-a por estar apaixonada por Scar. Larysa descobre que a sua avó sacrificara o amor por um jovem cigano, abandonando-o pelos valores tradicionais e por culpa das opiniões de outros.

12 DE DEZEMBRO

18 horas: A Guerra de Quimeras
Anastasiia Starozhitska, Mariia Starozhitska, Ucrânia, 2017, Documentário. , 94’, M16
A história de guerra, amor e morte, documentada em primeira mão por quem viveu os eventos. Fora do ecrã e no ecrã estão os dois - um rapaz e uma rapariga. Ele voluntareou-se para ir na frente, ela chega depois da batalha. Ele foi para o caldeirão de Ilovaysk, perdeu os seus grandes irmãos-soldados. Ela, enquanto viajava por cidades em ruína, lutava para compreender a essência da guerra e do amor. Os dois falam abertamente sobre os seus sentimentos durante a guerra, escapando ao caldeirão, numa tentativa de viverem juntos depois, e uma viagem dos dois à linha da frente.

21 horas: De cabeça 
Marina Stepanska, Ucrânia, 2017, Ficção , 105’, 16+
“De Cabeça” é uma história sobre a geração pós-revolucionária de jovens Ucranianos à procura do seu lugar numa Ucrânia moderna. Segue duas pessoas desnorteadas que se encontram num momento crucial das suas existências e experienciam alguns dias de felicidade juntas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas