Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, novembro 26, 2018

Morreu Bernardo Bertolucci (1940-2018)

O realizador italiano Bernardo Bertolucci morreu, esta segunda-feira, em Roma, aos setenta e sete anos, vítima de um cancro que o já afetava há uns anos e que o afastou, nos últimos tempos, da alta roda do cinema mundial. Para além de realizador, Bertolucci também se destacou como produtor, guionista e poeta! 
Ao longo da sua ilustre carreira, que se prolongou durante mais de cinco décadas, Bertolucci realizou 25 projetos, tendo também escrito o argumento do 25 filmes, uns realizados por si, outros por outros cineastas.
Considerado por muitos como um dos últimos grande maestros do cinema italiano clássico, Bertolucci conta no seu ilustre currículo com várias obras reconhecidas mundialmente como obras primas, nomeadamente o clássico "O Último Imperador", filme vencedor de 9 Óscares, entre os quais os de Melhor Filme e Melhor Realizador! Entre os seus maiores filmes encontramos também "O Último tango em Paris", filme esse que acabou por catapultá-lo para o sucesso em Hollywood. Ao longo da sua carreira conquistou centenas de prémios, mas no seu ilustre currículo faltou-lhe sempre o Leão de Ouro do Festival de Veneza, pese embora tenha-lhe sido entregue um Leão de Ouro Honorário em 2007 pelo seu trabalho de vida e contributo para o cinema italiano e mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas