Crítica - Last Sunrise (2018)

Realizado por Wen Ren
Com Jue Zhang, Yue Zhang

Que estreia de Wen Ren! “Last Sunrise” é a primeira longa metragem deste jovem cineasta chinês que, recentemente, venceu merecidamente o Prémio de Melhor Filme do FantasPorto 2019 com este belo filme. “Last Sunrise” enquadra-se num género pouco explorado pela China. É inegável que são poucas as obras chinesas dedicadas a um misto de ficção científica, desastres e educação ambiental. Por isso esta obra de Wen Ren surge-nos como pioneira, já que consegue explorar elegantemente todos estes subgéneros e misturá-los num enredo com uma poderosa carga romântica e de sobrevivência. 
Após o sol desaparecer, qual é o futuro da humanidade? É esta a grande premissa do filme e aquilo que Sun Yang, um astrónomo amador, e a jovem Chen Um, vão tentar descobrir num mundo gelado onde surge o melhor e o pior da Humanidade. Num misto de clima romântico e de sobrevivência, Yang e Sum vão desbravando a trágica realidade atual num clima pouco auspicioso e com alguns tumultos violentos pelo meio. A sua demanda pela paz, segurança, esperança e romance consegue cativar e entreter e, no final, rende um filme muito bem impressionado e completo que se encontra acima da média.
A completar uma história aliciante estão, também muitos detalhes técnicos impressionantes que ajudam a completá-lo. Um destaque especial também para um conjunto de grandes interpretações de um jovem elenco que exibe enorme qualidade. O conjunto destes elementos positivos só poderia originar um bom filme que, efetivamente, demonstra grande potencial! É portanto um início auspicioso para Wen Ren que, para além de ter conseguido dar um bom seguimento a este seu primeiro grande projeto, conseguiu ainda inovar a indústria cinematográfica chinesa. E fê-lo ao conseguir levar a bom porto um filme sci-fi com uma forte tendência ecológica que, claramente, se enquadra na nova política Ecológica/ Verde da China. No fundo, "Last Sunrise” mostra-nos uma nova faceta do Cinema Chinês e surge-nos como um dos bons exemplos do Cinema Indie e Moderno da China.

Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>