After, Sensação Teen de 2019, Chega Esta Semana Aos Cinemas


Press-Release Oficial da Cinemundo: Mais de 10 milhões de livros vendidos e mais de 1,5 mil milhões de leituras na plataforma Wattpad tornaram a série literária “After” naquilo a que a revista “Cosmopolitan” classificou como o maior fenómeno literário da nova geração. A adaptação para cinema estreia já 11 de abril, e o respetivo tour de promoção tem provocado uma adesão massiva por parte dos fãs, que tem acorrido aos milhares a cada encontro com o elenco, incluindo em Portugal, onde a estreia é assegurada pela Cinemundo.
“After” é o título de uma série de cinco romances escritos por Anna Todd e publicados em Portugal a partir de 2015, que se tornaram emblemáticos do género de ficção a que se convencionou chamar de “New Adult”, com protagonistas entre os 18 e os 30 anos, mas com um espectro de publico potencial mais vasto. O fenómeno literário em que se tornou tem convidado frequentemente a comparações com “Twilight” e principalmente com “50 Sombras de Gray”, com o qual partilha um outro dado essencial: ambos começaram como ficção escrita por fãs.  
A história é a de Tessa, uma jovem recém-chegada à universidade, e da sua relação progressivamente mais intensa com o rebelde Hardin, que vai mudar a sua vida para sempre. Tessa é estudiosa e sente a pressão em não desiludir as expectativas da mãe, com quem sempre viveu após o abandono do pai. Hardin é filho de uma família rica com quem tem uma relação conflituosa; é o rebelde mais popular da faculdade mas tem uma paixão por livros que o distancia dos demais. À partida, eles não têm nada em comum, só que a antipatia inicial não esconde uma tensão sexual latente que se vai transformar em amor. A relação encontra vários obstáculos pelo caminho, sendo certo que a vida dos dois não voltará ao que era antes.
Anna Todd, de 30 anos, é a responsável principal por todo o fenómeno que se gerou em redor de “After”. A escritora cresceu na pequena cidade norte-americana de Dayton, no Ohio, serviu à mesa na Waffle House, trabalhou no balcão de cosmética da Ulta Beauty e casou cedo com o namorado de liceu que seguiu a carreira militar. Sem grande empatia com as outras mulheres da base em que o marido estava colocado, Todd passou cada vez mais tempo ao computador, a ler fan-fiction, a ficção escrita por fãs com personagens de sagas como “Harry Potter” ou “Twilight” ou de bandas como os Hanson ou os One Direction.
Da leitura para a escrita foi um salto rápido, e foi precisamente a banda britânica One Direction a servir de catalisador. Usando o pseudónimo imaginator1D, Todd começou a escrever histórias no seu smartphone em 2013, em que transfigurou Harry Styles num aluno da universidade de Washington State, e foi publicando um capítulo quase todos os dias na Wattpad, uma comunidade na internet que permite aos escritores publicarem as suas obras e que tem dezenas de milhões de leitores, servindo em simultâneo como rede social e plataforma de publicação.
A adesão dos leitores foi absolutamente fulgurante, com um milhão de leituras logo nos primeiros dois meses. À medida que ia escrevendo mais capítulos, o fenómeno ia crescendo de tal forma que a editora Simon & Schuster pagou cerca de 500 mil dólares pela publicação dos quatro livros da saga. Os volumes foram publicados entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015, a que se seguiu uma prequela intitulada, “Before”. Foi então necessário trocar o nome do protagonista de Harry Styles para Hardin Scott para evitar qualquer potencial processo legal. De lá a cá, os livros já foram traduzidos para cerca de 30 idiomas.
Uma semana depois de ter assinado o contrato com a editora, Todd assinou contrato para adaptação ao cinema, num filme que chega às salas a 11 de abril. Realizada por Jenny Gage, a película tem nos papéis principais Josephine Langford como Tessa Young e Hero Fiennes-Tiffin como Hardin Scott. A atriz já participou em séries como “Wolf Creek” e é irmã mais nova de Katherine Langford, popularizada pela série “Por 13 razões”. O ator brilhou aos 11 anos em “Harry Potter e o Príncipe Misterioso”, no papel da versão ainda criança do vilão Voldemort, na série intepretado pelo seu próprio tio, o conhecido ator Ralph Fiennes. O elenco é de luxo e integra ainda Selma Blair como mãe de Tess, Peter Gallagher como pai de Hardin e Jennifer Beals como madrasta do rapaz.
A expectativa em redor da estreia tem sido gigantesca, como tem sido comprovado pelas intensas reacções por parte dos fãs na tour “After”, com a qual Anna Todd e os dois protagonistas têm percorrido vários países, com manifestações de muitos milhares de fãs pelas ruas e espaços por onde os seus ídolos têm passado. Em Portugal, a 27 de março, a afluência também foi massiva, com fãs a pernoitarem à porta do Centro Comercial Colombo para terem acesso a autógrafos dados pessoalmente pelas estrelas e algumas centenas de admiradores vindos de todo o país (incluindo Madeira e Açores) a marcarem presença durante o dia para entrarem em contacto com o trio e verem o filme em primeira mão. Um verdadeiro fenómeno popular, à imagem de “Twilight” ou “50 Sombras de Grey”.
Para o grande sucesso da presença das estrelas de “After” em Portugal foi essencial a participação de diversos parceiros, como a Batiste -  o shampoo seco do momento - como parceiro principal do filme, os Cinemas NOS, onde decorreu a sessão de autógrafos e a sessão exclusiva para fãs, a UCI El Corte Inglés, onde decorreu a antestreia VIP, a Editorial Presença, que edita em Portugal os vários livros da série e apoiou a tour, a Hertz, ofereceu uma solução de mobilidade através do seu serviço de Chauffeur, disponibilizando viaturas da sua frota para o transporte dos talentos no evento de pré-lançamento em Portugal, e a Radio Cidade, como principal parceiro promocional. O filme estreia em Portugal esta quinta feira, 11 de abril.




Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>