Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, abril 10, 2019

Apresentação e Inscrições Para o M Film Festival 2019

Press-Release da Organização: O M Film Festival decorrerá a 31 de maio no Orfeão de Matosinhos e integrará o programa das Festas do Senhor de Matosinhos. É um novo festival internacional de cinema em Matosinhos e dedicado em exclusivo a filmes de 1 minuto. Para além de filmes internacionais, também se pretender projetar filmes nacionais, inclusive matosinhenses. As inscrições abriram no dia 2 de abril e decorrem até ao dia 16 de Maio no FilmFreeway através do link: https://filmfreeway.com/mfilmfestival

Na primeira semana de inscrições, recebeu-se 150 filmes de 36 filmes, desde os grandes países produtores cinematográficos, como os EUA ou o Irão, até de países com escassa produção cinematográfica com o Afeganistão ou a Mauritânia. E, a seleção oficial está prevista ser composta por 60 filmes sendo 12 portugueses.

O M Film Festival é organizado pelo Orfeão de Matosinhos, com o apoio da ANCIMA, Câmara Municipal de Matosinhos e União de Freguesias Matosinhos – Leça da Palmeira. Neste festival, haverá entrega de prémios monetários! O Prémio de Melhor Filme, com o valor de 60€ e um troféu, terá o nome de Prémio Prof. Cunha e Silva, em homenagem a um homem que marca a cultura de Matosinhos e foi presidente do Orfeão de Matosinhos até a uns meses atrás. Haverá também prémios em 10 categorias no valor de 10€ em cada uma.

Para atribuir estes prémios, o júri é composto por:
João Antunes – Funcionário da Cinemateca Portuguesa, escreve sobre cinema há mais de 30 anos, sendo neste momento colaborador do Jornal de Notícias. Foi Júri da Crítica em festivais como Cannes, Berlim, Istambul, Guadalajara, Yerevan, Presidente do Júri Internacional no Cinanima e membro do Júri Internacional no Festróia. Escreveu os livros “Melhores Filmes – Melhores Cineastas”, “À Conversa com os Senhores dos Anéis” e “MOTEL/X” e ainda “10 Anos de Terror”. Colaborou com várias enciclopédias, nacionais e internacionais. Mais recentemente começou a produzir filmes, nomeadamente as curtas-metragens “Terrain Vague” e “La Chambre”, de Latifa Said.
Azedin El Ouafi – Diretor do Cap Spartel Film Festival – Realizador e Argumentista, Diretor do Film Festival Yangier, do Moroccan Observatory for Images and Media, Visual Arts in Tangier, Art Manager Cultural e actividades cinematográficas. Foi Júri em festivais de cinema em Marrocos, Emirados Árabes Unidos e na Holanda.
Dawn Westlake – Presidente da Ron de Cana Prods, Inc. in Los Angeles. Desde 2000 já realizou 20 filmes conquistando 68 prémios, incluindo o Prémio de Honra da Canon USA, Inc. and JVC-Tokyo. O seu primeiro filme – “Mini Driver Project” - foi realizado em Portugal, no Porto e arredores. Filmou também em França e Espanha, além, naturalmente de ter filmado nos EUA. Dawn participou como júri em vários festivais em Itália, França e EUA. Sente-se muito honrada por participar como júri no nosso festival.
Rui Jorge Oliveira – Ator e membro da Direcção do OM. Como ator, destaca-se as últimas participações em “Sefarad”, o mais recente filme de Luís Ismael, e em “Vida Sublime”, o filme português mais premiado internacionalmente e realizado por Luís Diogo.
Representante da Câmara Municipal de Matosinhos – a designar

A origem deste festival deve-se a três factos. Um é o facto de eu ser um cineasta natural de Leça do Balio e com produções premiadas e exibidas em todo mundo. Por isso, o desejo de eu trazer cinema até Matosinhos para além do produzir cá. É como irmos de viagem e trazermos uns mimos para os nossos familiares. O outro facto é que há poucos festivais de cinema em Portugal disponíveis para selecionarem filmes de um minuto. E o último facto é que o Orfeão de Matosinhos pretendia organizar um evento deste género.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas