Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, maio 17, 2019

Arranca Amanhã Uma Série de Cine-Concertos em Viseu Que Prometem Fazer as Delícias dos Fãs de Música e Cinema



O evento Cine Concerto Fora de Portas, promovido pela CIM Viseu Dão Lafões no âmbito da da Rede Cultural e em parceria com o Cine Clube de Viseu, promete trazer muito Cinema e Música a várias regiões de Viseu até Outubro com uma programação variada que junta Cinema Clássico com Concertos ao Vivo! Um dos espetáculos em destaque arranca já este Sábado. O pianista Nicholas McNair sobirá ao palco da Igreja de Pinheiro de Lafões, em Oliveira de Frades, este Sábado, dia 18 de Maio às 21h30, para musicar o filme "Mulheres da Beira", realizado em 1923 por Rino Lupo. 
O filme "Mulheres da Beira" conta “o trágico devaneio de Aninhas, uma jovem e bela camponesa que, por sonhos de riqueza e um fascínio amoroso, repele o afeto arrebatado de André, um rústico contemplativo”, conta José Matos-Cruz, conhecido historiador do cinema português. Nicholas McNair criou música ao vivo para mais de 150 filmes mudos, na Cinemateca Portuguesa (Lisboa), no Festival Internacional de Cannes, entre outros. É professor na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1988, onde ensina repertório de canto, e improvisação ao piano.
De abril a outubro, o programa Cine Concertos passa por nove municípios da região no âmbito da Rede Cultural Viseu Dão Lafões, com uma programação de filmes, onde os músicos revisitam as memórias, rostos, histórias por detrás das imagens, explorando novos caminhos em filmes antigos. O programa completo terá cerca de uma dezena de filmes de todos os géneros à espera da música que fará as delícias de miúdos e graúdos. "Navigator", de Buster Keaton; "O Emigrante", de Charlie Chaplin e "Os Lobos", de Rino Lupo estão entre os filmes a projetar, sempre com acompanhamento musical ao vivo.
Segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “estamos no terceiro ano de programação da Rede Cultural Viseu Dão Lafões, sendo que só neste ano já foram apresentados mais de 30 espetáculos das estruturas artísticas, com impacto, muito significativo, no envolvimento das comunidades locais”. O Secretário Executivo realçou, ainda, que “a Rede Cultural Viseu Dão Lafões tem permitido, também, a valorização dos recursos patrimoniais da região, bem como dos  seus produtos endógenos, como é o caso do Vinho do Dão”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas