Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, maio 20, 2019

Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2019 - Apresentação


Entre os dias 29 de maio e 1 de junho Sesimbra e a Serra da Arrábida irão ser palco da oitava edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2019. Este ano a organização do festival conta com a presença de 105 filmes oriundos de 50 países que estão a concurso para as várias distinções atribuídas. Sesimbra recebe mais uma edição de um dos mais prestigiados festivais de cinema e turismo a nível nacional e internacional.  O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival é já uma referência a nível cinematográfico e promete apresentar alguns dos melhores filmes de promoção turística nacionais e internacionais.
Sendo um festival com forte temática turística o Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2019 irá receber cerca de 50 realizadores, produtores e jornalistas de cinema e turismo vindos do estrangeiro. Durante os dias do festival, os convidados irão usufruir de um programa que pretende dar a conhecer o que de melhor a região tem para oferecer, quer ao nível cultural, paisagístico e gastronómico. Esta será assim uma oportunidade para que realizadores e produtores pensem na região para novas produções cinematográficas.
Este ano o Presidente do Júri do festival é o actor  que foi vezes nomeado para os Prémios Emmy: Jaswant Shrestha. Trata-se de um  prestigiado realizador e produtor Nepalês, também ele diretor do festivais de cinema em Hollywood. Após a sua vinda a Portugal, Jaswant Shrestha regressa este ano 3 semanas antes para fazer filmagens na região da Arrábida e também em Lisboa e Porto para um seu programa de televisão sobre turismo. Que mostra assim a grande importância que este festival poderá ter na promoção do país além-fronteiras. Já em anos anteriores, países como a Índia onde logo após a sua participação como país convidado,  grandes produtoras de Bollywood vieram fazer filmagens já por 3 vezes na região da Arrábida e Cabo Espichel, graças a terem tido o contacto com esta região através do Festival.
A VIIII edição do Finisterra acolhe a Turquia como país convidado.  Durante os dias do festival este país marca presença através da Srª Embaixadora em Portugal, Lale Ülker que irá oferecer um almoço no Restaurante "O Capítulo" no edifício do Clube Naval de Sesimbra no dia 30, dia da cerimónia de entrega de prémios. Haverá ainda uma exposição fotográfica da embaixada da Turquia que irá abrir ao publico no dia 21 de maio até ao dia 1 de junho no hall da Biblioteca Municipal de Sesimbra com o nome “Turquia: berço do património cultural mundial” da responsabilidade do Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia.
Os filmes portugueses, que tiveram a maior participação de sempre com 25 filmes a concurso, vieram mostrar que cada vez mais os realizadores portugueses, assim como as autarquias, acreditam neste festival e considerando-o como uma forte montra internacional. As categorias a concurso são variadas. Os filmes do Finisterra concorrem em categorias como melhor curta documental; melhor filme; melhor realizador; melhor argumento; melhor música; melhores efeitos especiais; melhor banda sonora entre outras. Para o diretor do festival Carlos Sargedas “esta edição contará com categorias cinematográficas variadas de forma a premiar o esforço e dedicação dos realizadores a concurso. Iremos ter categorias inovadoras como melhor filme drone, de forma a acompanhar também a evolução no campo de filmagem cinematográfica. Entre os vários participante temos produtores de prestigiadas cadeias de televisão como a BBC que certamente irão apresentar filmes de grande valor documental”.
Marque então na agenda que. de 29 de maio a 1 de junho, Sesimbra e a Arrábida receberão assim um dos certames culturais mais importantes da região, que servirá novamente para colocar a zona no mapa das grandes produções internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas