Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, maio 18, 2019

Marjane Satrapi, Baltasar Kormákur e Muitos Outros Grandes Nomes de Hollywood Vêm a Espinho Para Participar no FEST 2019!


A 14ª Edição do FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema está a chegar! O festival voltará a realizar-se em Espinho entre os dias 24 de Junho e 1 de Julho e promete trazer ao Centro Multimeios de Espinho muito cinema de qualidade e, como já é hábito, masterclasses de elevado nível. Mas antes do início do Fest haverá sessões especiais no Porto e, claro está, em Espinho.
Pelo Porto, o FEST organizará três sessões bem distintas. As duas primeiras, agendadas para dia 25 de Maio, na Reitoria da Universidade do Porto, dividem-se entre o programa familiar, marcado para as 16h00, e outro vocacionado a adultos, com arranque às 21h30. Para o programa FEST para crianças há selecção especial com algumas das melhores curtas-metragens de animação exibidas nos últimos anos da do FESTinha, combinando obras de particular beleza e elegância com humor e diversão que prometem deliciar pequenos e graúdos. Esta sessão incluiu o hilariante “Achoo”, vencedor no FEST2017, e “Fruits of Cloud” o grande vencedor do FESTinha no ano passado. Pela noite, compilação de alguns dos mais badalados filmes da edição de 2018 do FEST. Na lista o vencedor do Lince de Prata para Melhor Curta-Metragem de Ficção, “Excuse Me, I’m Looking for the Ping Pong Room and My Girlfriend”, do austríaco Bernhard Wenger, e “Gentle Night”, do chinês Qiu Yang, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. 
Dia 31 de Maio, pelas 18h00, o FEST foca-se nos jovens realizadores. A masterclass FEST o olhará a importância da presença em Festivais de Cinema por parte de jovens cineastas e alguns dos factores que todos os programadores cinematográficos têm de ter em mente no momento de decisão da selecção de um programa, assim como dará alguns conselhos sobre estratégias de distribuição e técnicas de preparação para a participação num festival internacional. A masterclass será orientada por Fernando Vasquez, programador do FEST.
Olhando ainda a cidade que o recebe, o FEST organizará a 21 e 22 de Junho, duas sessões de longas metragens abertas à população local. A primeira, o popular thriller argentino “Relatos Selvagens”, compila seis histórias de suspense, humor e violência. As personagens serão empurradas para o abismo e para o inegável prazer de perder o controle, cruzando a linha ténue que separa a civilização da barbárie. A segunda, o thriller de terror português “Floresta das Almas Perdidas”, a primeira longa de José Pedro Lopes, relata a história de encontro improvável entre um pai que perdeu uma filha e uma jovem fascinada com a morte, n um imaginário e estranho local na fronteira entre Portugal e Espanha. Ambas as sessões são de acesso livre e acontecem no Beach Cinema, junto à paria de Espinho.
Quanto ao festival propriamente dito há também muitas novidades, a começar desde logo pela longa e perstigiante lista de convidados. À cabeça destaca-se o de Marjane Satrapi a autora iraniana e realizadora do filme “Persepolis, que fará parte do Programa de Indústria do FEST 2019. Satrapi é, nos dias que correm, uma das vozes mais respeitadas no mundo, distinguida tanto pelas suas bandas-desenhadas biográficas como pelos filmes que seguem o mesmo exemplo. No FEST, apresentará uma Masterclass com vista sobre a sua vida e carreira, e como ambas se encontram interligadas.
Outro nome de peso é Baltasar Kormákur, realizador e produtor islandês do altamente aclamado "Everest" (2015). Alguns dos seus maiores trabalhos incluem "2 Guns" (2013), protagonizado por Denzel Washington e Mark Whalberg, vencedor do Grande Prémio Variety Piazza em 2013, em Locarno, “101 Reykjavik” (2000), a sua primeira longa-metragem como realizador e, mais recentemente, “Adrift” (2018) protagonizado por Shailene Woodley e Sam Claflin. Baltasar Kormákur vai estar no FEST com uma Masterclass sobre Realização.
Entre os convidados destaque também para Larry Wilson, u m reconhecido argumentista no ativo há mais de 30 anos e que tem uma vasta experiência na escrita e promoção dos seus argumentos. Especializado em guiões temáticos de horror e fantasia, o argumentista responsável por “The Adams Family” (1991) traz até aos participantes do FEST uma masterclass centrada em “Argumento para Horror e Fantasia”. Partilhando o seu conhecimento e especialidade na área, a Masterclass será desenhada para guiar os estudantes e profissionais de cinema no desenvolvimento da visão pessoal das suas histórias, ao mesmo tempo que os auxilia a descobrir uma voz com base nos seus sonhos e medos mais profundos. 
Jonathan Morris (Editor), Stuart Dryburgh (Diretor de Fotografia), Toni Grisoni (Argumentista), Tim Cavagin (Som), John Warhust (Som), Tim Cavagin (Som), Nina Hartstone (Som), Shahad Ameen (Realizadora), André Gil Mata (Realizador), Carey Duffy, Gareth Wiley (Produtor) e Scandar Copti (Realizador) são os outros convidados/ oradores do FEST.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas