Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, maio 31, 2019

White Volves Vence Finisterra Arrábida Film Art & Tourism


Sesimbra foi mais uma vez palco do festival Finisterra Arrábida Film Art & Tourism, um evento que reuniu mais de 50 produtores e realizadores de todo o mundo, que marcaram presença na cerimónia de entrega dos prémios Finisterra 2019, no Cineteatro João Mota. A concurso estiveram mais de 100 filmes, que após uma criteriosa análise por parte dos membros do júri, foram premiados em mais de 20 categorias cinematográficas.
Tendo a Turquia como país convidado desta edição, os presentes nesta edição do Finisterra foram brindados com um almoço com o melhor da gastronomia turca no restaurante Capítulo, em Sesimbra. O almoço contou com a presença da Sra. Embaixadora Lale Ülker. A Embaixadora da Turquia no nosso país reforçou ainda que este festival é uma referência na área do cinema de turismo e que “é cada vez importante frisar que a Turquia é hoje um dos destinos de eleição de muitos milhares de portugueses, não só pela sua história e cultura, como também pela riqueza gastronómica nas diferentes regiões do país. A presença neste festival é uma forma de demonstrar também o que de mais bonito temos para oferecer a quem nos quiser visitar”.
Após o almoço teve lugar a cerimónia de entrega de prémios do festival. Num espectáculo que contou com a actuação do grupo de cantares de Sesimbra, Eterna Galé, o grande vencedor da noite foi o filme White Wolves, do realizador alemão Oliver Goetzl. O filme acompanha a vida de uma alcateia de lobos da Ilha de Ellesmere no Canadá. O documentário foi o filme mais galardoado da noite, tendo vencido em 7 categorias o primeiro prémio: Big Award Finisterra Tourism Film Festival 2019; Best Music Finisterra 2019; Best Pos Production; Best Director/Direction; Best Script/Screenplay; 1º Prize Nature & Wildlife; Best Cinematography; Best Soundtrack.
Chamado ao palco, o realizador Oliver Goetzl agradeceu o reconhecimento dos jurados bem como salientou a importância do festival como uma montra do cinema independente e documental ao nível dos melhores festivais de cinema de turismo da atualidade no mundo. Oliver Goetzl agradeceu ainda a hospitalidade dos portugueses reforçando que ficou deslumbrado com a beleza de Sesimbra e da sua costa, prometendo voltar para a edição de 2020 com um novo filme que, segundo o próprio, “será um argumento que terá muita afinidade com Portugal”.
Para o director do Festival Carlos Sargedas “o resumo que podemos fazer desta edição é simplesmente brilhante. Tivemos alguns dos melhores realizadores e produtores da actualidade do cinema de turismo em Sesimbra. Foi realmente uma honra poder ter a concurso filmes que retratam diferentes realidades e experiências e com uma qualidade incrível”. A VIII edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism teve como presidente do júri o ator e produtor de Hollywood, Jaswant Shrestha que destacou “a qualidade cinematográfica a concurso foi o que mais me surpreendeu. Sem dúvida que o Finisterra permite a que muitos realizadores possam ver reconhecido o seu trabalho”. Jaswant aproveitou para desvendar que esta sua visita a Portugal serviu também para gravar dois documentários sobre Sesimbra e sobre a cidade do Porto que farão parte de um projeto televisivo nos Estados Unidos.
O festival Finisterra encerra assim mais uma edição, prometendo voltar em 2020 para mais uma vez dar reconhecimento ao cinema documental e de turismo. A 9ª edição ainda não tem data marcada, mas segundo Carlos Sargedas “em breve iremos anunciar quando será a próxima edição". 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas