Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, agosto 10, 2019

Lituânia Será o País em Foco do BEAST – Festival Internacional de Cinema no Porto


Olhar a cinematografia da Lituânia desde a conquista da independência será o ponto essencial do programa que o BEAST – Festival Internacional de Cinema propõe. A ter lugar no Porto entre os dias 28 de Setembro e 6 de Outubro, o ciclo integrará a estreia nacional de Wonderful Losers, de Arunas Matelis, aclamado documentarista cujos filmes são presença assídua nos principais festivais de cinema mundial. O realizador estará no Porto para apresentar e comentar a sessão. 
O foco na cinematografia lituana incluirá ainda uma retrospectiva integral da obra de Aistė Žegulytė, apontada como uma das grandes promessas do cinema do país, e um ciclo de cinema restaurado que recupera alguns dos mais interessantes filmes da história do cinema local, que mostrará obras de Henrikas Sablevicius, Edmundas Zubavicius, Algimantas Maceina, Arūnas Žebriūnas ou Deimantas Narkevicius. 
Com uma programação diversa composta por 20 filmes, o BEAST aposta ainda num ciclo de homenagem a Jonas Mekas, o lituano-americano falecido no início deste ano e apontado como uma das mais referenciais figuras do cinema de vanguarda dos Estados Unidos. No Porto serão exibidos, Walden, Reminiscences of a Journey to Lithuania e Out-Takes from the Life of a Happy Man. 
A abrir o festival, Summer Survivors, de Marija Kavtaradze, um tocante road-movie que acompanha a jornada de uma jovem psiquiatra até a uma clínica na beira-mar, apresentando um retrato próximo e humano sobre a doença mental. 
A fechar o foco no cinema da Lituânia, a carta branca dada ao festival Baltic Waves que constrói uma narrativa sobre a sua própria história apresentando duas obras das primeiras edições e duas de anos mais recentes. 
O BEAST Festival Internacional de Cinema 2019 tem lugar de 28 de Setembro a 6 de Outubro na cidade do Porto com exibições no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes, Biblioteca Municipal Almeida Garrett e eventos paralelos como masterclasses, oficinas, concertos e outros eventos em vários espaços da cidade. A programação completa será apresentada no início de Setembro e poderá ser consultada em https://beastfilm.pt. 


PROGRAMAÇÃO

Summer Survivors, Marija Kavtaradze, 2018
Wonderful Losers, Arunas Matelis, 2018

Director Focus
Animus Animalis (A Story About People, Animals and Things), Aiste Zegulyte, 2018
Vita, Aiste Zegulyte, 2010
To Have or to Be, Aiste Zegulyte, 2011
Nidai, Aiste Zegulyte, 2011
Nikodemas, Aiste Zegulyte, 2012
Identities, Aiste Zegulyte, 2014

Jonas Mekas Tribute
Walden, Jonas Mekas, 1968, EUA/Lituânia
Reminiscences of a Journey to Lithuania, Jonas Mekas, 1972, Reino Unido/Lituânia
Out-Takes from the Life of a Happy Man, Jonas Mekas, 2012, EUA/Lituânia

Festival Visit: Baltic Waves
The Last Day of School, Gabriele Urbonaite, 2018
By The Pool, Laurynas Bareisa, 2017
Easily and Sweetly, Ignas Miskinis, 2004
Trolleybus City, Giedre Beinoriute, 2002

Retrospective Heritage
We Fear No Enemy, Edmundas Zubavicius, 1978
We Were At Our Own Field, Henrikas Sablevicius, 1988
Europa 54° 54′ – 25° 19′, Deimantas Narkevicius, 1997
Black Box, Algimantas Maceina, 1994
Walnut Bread, Arunas Zebriunas, 1978

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas