Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, agosto 18, 2019

Portugal e Brasil Vitoriosos no Festival de Locarno

Após "O Bobo", de José Alberto Morais, ter conquistado o Prémio de Melhor Filme no festival de Cinema de Locarno em 1987 foi a vez de Pedro Costa conquistar o mesmo galardão com "Vitalina Varela", que assim venceu o famoso Leopardo de Ouro. Há cinco anos, "Cavalo Dinheiro" esteve perto de conquistar o galardão, mas acabou por se contentar com o prémio de Melhor Realização, mas agora "Vitalina Varela" dá a Portugal o Grande Prémio de Melhor Filme, mas também o Prémio de Melhor Atriz para  Vitalina Varela . Trata-se da história da sua vinda a Lisboa três dias após a morte do marido num bairro cabo-verdiano de Lisboa. Costa volta a Vitalina depois de a conhecermos no já mencionado "Cavalo Dinheiro", o seu anterior filme. 
Foi um triunfo da lusofonia em Locarno, já que o Brasil também se junto à festa das vitórias. "A Febre", de Maya Da-Rin, conquistou o prêmio de Melhor Ator, para Regis Myrupu, em sua estreia mundial no 72º Festival de Locarno depois de receber três minutos de aplauso em sua exibição no festival.  Primeira experiência de Regis Myrupu como ator, o longa foi considerado pela Cineuropa “Uma extraordinária oportunidade de observar a riqueza e complexidade de uma cultura", enquanto o periódico italiano Cinque Quotidiano o aclamou como “um filme extraordinário".  “Estou muito emocionado com esse prêmio. Nós, povos indígenas, estamos vivendo um momento muito difícil. Não só nós, mas também a nossa casa, a floresta, está sendo destruída. Então, um indígena recebendo um prêmio como esse, mostra a nossa força e capacidade de atuarmos na sociedade não indígena, seja participando de um filme, seja como médicos ou advogados, sem que isso signifique a perda das nossas origens ou o esquecimento da nossa cultura”, afirma o ator. 
A trama narra à história de Justino, um indígena do povo Desana que trabalha como vigilante em um porto de cargas e vive na periferia de Manaus. Desde a morte da sua esposa, sua principal companhia é a filha Vanessa, que está de partida para estudar Medicina em Brasília. Como o passar dos dias, Justino é tomado por uma febre forte. Durante a noite, uma criatura misteriosa segue seus passos. Durante o dia, ele luta para se manter acordado no trabalho. Porém, sua rotina do porto é transformada com a chegada de um novo vigia. Nesse meio tempo, seu irmão vem de visita e Justino relembra a vida na aldeia, de onde partiu há mais de vinte anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas