Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, outubro 13, 2019

Ute Aurand Estará em Destaque no Porto/Post/Doc

Ute Aurand, uma das referências da cinematografia experimental alemã, vai estar no Porto em Novembro. A realizadora apresentará o foco que o Porto/Post/Doc fará sobre a sua obra, uma selecção habitada por família, amigos e experiências diárias que põe a tónica no carácter poético e intimista de um cinema que se foca nos afectos e nas relações humanas. Entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro serão mostradas 11 curtas-metragens de Ute Aurand ao longo de duas sessões que contarão com a presença da realizadora na sala. O programa contará ainda com uma conversa entre Ute Aurand e Garbiñe Ortega Postigo, directora artística do festival Punto de Vista.
Desde os anos 80, a realizadora Ute Aurand tem vindo a revelar-se uma das figuras centrais do cinema experimental alemão. O trabalho de Aurand inscreve-se na tradição cinematográfica que recorre às especificidades deste meio para construir diários com imagens, registando breves momentos do quotidiano simultaneamente individuais e universais: um sorriso, um salto, uma dança. Nesse sentido, Aurand surge na orla de cineastas como Jonas Mekas, Margaret Tait e Marie Menken. Filmados em película 16mm e de câmara em punho, os trabalhos da realizadora alemã resultam de um modelo de produção marcadamente artesanal e autónomo., que contarão com a presença da cineasta em sala.
Reconhecido internacionalmente, o cinema de Ute Aurand tem sido exibido em vários festivais internacionais – nomeadamente, Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen, Sheffield Doc/ Fest, Courtisane (Gante, Bélgica), Punto de Vista (Pamplona, Espanha), entre outros – e também em instituições museológicas como, por exemplo, a Tate Modern, em Londres, ou a National Gallery of Art, em Washington.
Porto/Post/Doc decorre entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro, em vários espaços da cidade (Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel). Anunciado estava já o foco no realizador lituano Audrius Stonys, a programação da secção Transmission e o programa especial Identidades. A edição de 2019 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) - Ministério da Cultura, CVRVV - Vinho Verde, e de vários outros parceiros imprescindíveis à realização do festival.

PROGRAMA UTE AURAND

A Walk, Ute Aurand , 2009, Alemanha, 7’ 
At Home, Ute Aurand, 1998, Alemanha, 3’ 
Building Under Ground, Ute Aurand, 2009, Alemanha, 42’
Deeply Absorbed In Silent Conversation, Ute Aurand, 1980, Alemanha, 10’ 
Four Diamonds, Ute Aurand, 2015, Alemanha, 4’ 
Hanging Upside Down In The Branches, Ute Aurand , 2009, Alemanha, 15’
Im Park , Ute Aurand , 2009, Alemanha, 4’ 
Lisa, 2017, Ute Aurand, Alemanha, 5’
Oh! The Four Seasons, Ute Aurand, Ulrike Pfeiffer, 1988, Alemanha, 20’ 
Sakura, Sakura, Ute Aurand, 2016, Alemanha, 2’ 
Zuoz, Ute Aurand , 2009, Alemanha, 2’ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas