Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, novembro 12, 2019

Anunciada 5ª Edição do We Art Water Film Festival


A Fundação We Are Water (FWAW) apresentou a quinta edição do We Art Water Film Festival no contexto da 67.ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. O We Art Water Film Festival é um festival internacional de curtas-metragens que procura reconhecer e premiar o talento de criadores com clara sensibilidade em relação aos problemas da crise climática e da água no mundo. O objetivo principal do Festival é dar visibilidade a estas questões através da criação de pequenos filmes que abordem a temática.

O júri do We Art Water Film Festival é composto por realizadores, atores e personalidades da cultura, do jornalismo e da cooperação internacional. Nesta edição, os membros do júri são: Daniel Monzón, realizador; Carla Simón, realizadora e argumentista; Emamode Edosio, realizador; Nora Navas, atriz e vice-presidente da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha; Ingrid Garcia-Jonsson, atriz; Elena Sánchez, jornalista e apresentadora do programa da RTVE “Historia de nuestro cine”; Carlos Jiménez, Desk Officer do Centro Regional de Informação da ONU (UNRIC); Sharon Metcalf, Senior Director de Parcerias Estratégicas e Programas da American University School; Xavier Torras, diretor da Fundação We Are Water; e a realizadora, argumentista e produtora Judith Colell, curadora do Festival.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas estão no centro desta edição do We Art Water Film Festival, que pretende ser uma potente ferramenta de comunicação para a sensibilização do público. Xavier Torras, diretor da FWAW, afirma que “nesta quinta edição do Festival queremos dar especial atenção à crise climática e aos seus efeitos. Os diferentes olhares de realizadores de todo o mundo irão certamente ajudar-nos a ter uma visão global do problema e a entender melhor as consequências dos nossos comportamentos”.

A última edição do We Art Water Film Festival obteve números recorde de participação, reafirmando-o como certame de referência na difusão de mensagens sobre o problema global da água. Ao todo, 2400 participantes representaram 127 países dos cinco continentes.

Por que motivo organiza a Fundação We Are Water este festival?

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas:
2100 milhões de pessoas não têm acesso a água potável gerida de forma segura.
4200 milhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico.
263 milhões de pessoas precisam de caminhar mais de 30 minutos em cada direção para recolher água de fontes que se encontram longe das suas casas.
361 milhares de crianças com menos de 5 anos morrem todos os anos por causa de diarreia.
152 milhões de pessoas utilizam água não tratada de lagos, lagoas, rios e arroios.
A cada ano, a Fundação aumenta a visibilidade destes problemas com o We Art Water Film Festival.

O Festival está aberto a participantes de todas as nacionalidades com mais de 18 anos e divide-se em três categorias: micro-documentário, micro-ficção e micro-animação. As curtas a concurso deverão ter entre 1 e 3 minutos e abordar os temas da crise climática, água e sustentabilidade, relacionando-os com o problema global de saneamento e os seus impactos em áreas como a higiene, poluição, agricultura, saúde, nutrição e educação. Haverá um prémio de 3.000€ por categoria e ainda um prémio do público no valor de 1.000€. Os projetos poderão ser submetidos até dia 3 de abril de 2020 através do website https://filmfestival.wearewater.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas