Mais Recentes

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, novembro 21, 2019

O Festival Caminhos do Cinema Português Começa Esta Sexta-Feira


O Festival Caminhos do Cinema Português, que abraça o cinemalogia nacional, inicia-se no dia 22 de novembro. Este evento fortalece as relações entre o público da sétima arte e os cineastas portugueses. Traz a palco uma competição alargada à cinematografia portuguesa contemporânea, com alguns realizadores consagrados e outros a dar os primeiros passos no cinema, da animação, documentário e ficção, tanto em curta como em longa metragem.
A cerimónia de abertura é o pontapé de saída para a semana dedicada à sétima arte em Coimbra. Inicia-se pelas 21h45 no Teatro Académico de Gil Vicente com a atribuição do prémio Ethos a Isabel Ruth. Reconhecendo a sua contribuição para o caminho do cinema, e também por ter auxiliado novos atores, realizadores ou produtores, oferecendo-lhes a primeira oportunidade no início da sua carreira. Aliado a isto, vai estar patente uma exposição com o seu percurso na sala branca do TAGV, mostrando, assim, que nem só de cinema é feito o festival.
Também inserido na cerimónia de abertura, celebra-se o momento Verdes Anos. Conjugando o passado e presente, num momento musical, unem-se em palco um guitarrista de fado de Coimbra e o dj Stereossauro, com o contributo de uma performance que introduz elementos de dança clássica e contemporânea.
Fruto do curso de ‘Cinemalogia’, vai ser exibido o filme “Horizonte Artificial”, que conta a história de um escritor que percorre vários caminhos para fazer frente a um bloqueio criativo. Já inserido na competição do festival vão ser exibidas as curtas-metragens “Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre” de Gabriel Abrantes, que conta a história da fuga de uma estátua cansada pelas ruas de Paris e “Projeção” de René Alan. Ainda será transmitido “Chopper”, de Giorgos Kapsanakis, retratando o amor entre avô e neta que recusam ficar separados, e “Em Caso de Fogo”, de Tomás Paula Marques, obra que descreve a ânsia de integração de um rapaz numa comunidade. Nos Caminhos, há cinema português para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas