Full width Top advertisement

Críticas

Post Page Advertisement [Top]

Os Melhores Filmes da Década (2010-2019) Para o Portal Cinema

Os Melhores Filmes da Década (2010-2019) Para o Portal Cinema
O Portal Cinema já existe há mais de catorze anos, por isso a década de 2010-2019 foi a primeira que conseguimos acompanhar do inicio ao fim! Como sabem, todos os anos elaboramos o nosso Top 10 dos Melhores Filmes do ano e, com a década a chegar ao fim, porque não recuperar os nossos 10 Top 10 de cada um dos 10 anos desta grande década que nos trouxe tantos bons filmes! Ao todo são 100 filmes que marcaram o Portal Cinema e os Cinéfilos Nacionais. Vamos lá descobrir quem entrou nesta lista que, recordamos, foi feita ao longo de 10 Anos!



Ao olhar para todas as listas que fizemos ao longo desta década, a de 2010 foi aquela que nos trouxe um maior sentimento nostalgia. Mas olhando agora para trás, confesso que manteríamos boa parte das escolhas feitas há mais de dez anos! Em 2010 elegemos " The Social Network" como o Melhor Filme do ano e, ainda hoje, esta obra de David Fincher sobre o fundador do Facebook ainda está bem presente nos nossos corações. Em 2010, o Facebook estava no seu auge, mas já se começavam a escrever obituários a esta rede social, mas o que é certo é que 10 Anos depois, o Facebook ainda continua a ser uma rede social relevante e Mark Zuckerberg continua a ter nas suas mãos um Império impressionante, por isso ainda é relevante recordar esta grande obra que, recorde-se, não chegou a ganhar o Óscar de Melhor Filme. "Inception", "Shutter Island" ou "Up in the Air" foram outros filmes que marcaram este ano!




Sim,  "Black Swan" é tecnicamente um filme de 2010,  mas só chegou a Portugal em 2011,  na altura bem a tempo dos Óscares! Foi por isso que na altura o elegemos como o Melhor Filme de 2011 e com todo o mérito. Ainda hoje,  "Black Swan" é para o Portal Cinema um grande marco cinematográfico e,  apesar de Darren Aronofsky não ter feito nada tão bom desde então,  esta sua obra ainda continua bem presente nos nossos corações. "Drive", "The Tree of Life" e o final de "Harry Potter" também marcaram este ano! 


A nossa lista de 2012 é a mais controversa é certo, basta ver que escolhemos o thriller "We Need to Talk About Kevin" como o Melhor Filme do Ano, superando "Argo", "The Artist", "Moonrise Kingdom" ou "Amour". Mas embora os dois primeiros tenham conquistado os Óscares de Melhor Filme de 2013 e 2012, respectivamente, certo é que ainda hoje "We Need to Talk About Kevin" é para nós um dos melhores filmes da década e um dos poucos ao qual demos 5 Estrelas. É fenomenal a todos os níveis e mantemos por isso a nossa escolha na altura!


RECORDE A NOSSA LISTA DOS MELHORES FILMES DE 2013

Que ano indie tão bom! "A Vida de Adèle" marcou o ano, mas "Frances Ha", "Silver Linings Playbook", "Blue Jasmine""O Passado", "O Desconhecido do Lago" e "Before Midnight" também enobreceram o cinema independente e marcaram um ano repleto de boas surpresas com orçamentos modestos. É claro que 2013 foi também o ano de alguns blockbusters poderosos, como "Gravity" ou "Django Unchained", mas indie foi a palavra do ano!



Sim, "12 Years a Slave" ganhou o Óscar de Melhor Filme de 2014, mas não foi para nós o melhor do ano. É certo que entrou, como não poderia deixar de ser, no nosso Top 10, mas na altura "The Grand Budapest Hotel" conquistou os nossos corações. É certo que "The Wolf of Wall Street" envelheceu melhor do que esta obra de Wes Anderson e, hoje, talvez trocaríamos a ordem e colocaríamos o filme de Scorsese como o melhor, mas não há dúvidas que ambos são fenomenais e merecem as honras que receberam. Também não poderíamos deixar de mencionar "Nightcrawler", "Boyhood", "Gone Girl" ou "Her" como filmes que marcaram 2014, mas também recordar a surpresa belga "Broken Circle Breakdown"!


RECORDE A NOSSA LISTA DOS MELHORES FILMES DE 2015

2015 trouxe-nos o fenomenal "Birdman" e o regresso de Michael Keaton à alta roda de Hollywood, mas também catapultou Alejandro González Iñárritu para uma onda consecutiva de sucessos. Mas uma vez mais foi no inconvencional que encontramos os Melhores do Ano. A brilhante animação "The Tale of Princess Kaguya" e o sublime drama brasileiro "Que horas Ela Volta?" foram incríveis e, apesar de terem tido pouco brilho internacional, acabaram por nos surpreender. "Inside Out", "Mad Max Fury Road", "Whiplash" e "The Theory of Everything" foram também eles brilhantes!


Adoramos "Spotlight", o filme que acabaria por conquistar o Óscar de Melhor Filme, mas gostamos ainda mais do sublime "Carol" e da incrível performance de Cate Blanchett. Ainda hoje pensamos que "Carol" e Blanchett mereciam ter conquistado mais aplausos (e prémios), porque estamos sem dúvida perante um grande filme. Este foi também o ano do brilhante filme sci-fi "Arrival" e dos icónicos "The Revenant", "Room" e "The Big Short", mas também foi o ano que nos marcou pela estreia da bela e emotiva animação "When Marnie Was Here".



RECORDE A NOSSA LISTA DOS MELHORES FILMES DE 2017

And The Oscar Goes to...."La La Land"! Ainda hoje não acreditamos que foi tudo um erro e que "Moonlight" ganhou efetivamente o Óscar de Melhor Filme...Uma brincadeira claro porque "Moonlight" é um filme excelente e, não tendo sido possível dar o Óscar a "La La Land", acabou por ser um justo vencedor. Mas para nós "La la Land foi o melhor de 2017. Criativo e Requintado, "La La Land" foi um triunfo do bom cinema e ainda hoje deixa saudades. E por falar em saudades,  porque não recordar outros filmes icónicos de 2017 como "Get Out" ou "Baby Driver".


RECORDE A NOSSA LISTA DOS MELHORES FILMES DE 2018

Foi (até ver) o nosso único cabeça de lista que conquistou efetivamente o Óscar de Melhor Filme. O brilhante "The Shape of Water", de Guillermo del Toro, é uma obra de fantasia e romance absolutamente brilhante que, para além de conquistar o Festival de Veneza, brilhou também nos Óscares! Mas em 2018 estrearam em Portugal outros filmes de grande qualidade e ainda hoje memoráveis, como "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", "A Star is Born", "Call me By Your Name", "Roma" ou "A Quiet Place"


RECORDE A NOSSA LISTA DOS MELHORES FILMES DE 2019


A mais recente compilação e a primeira que é dominada pela Netflix! Sim, "Green Book", que venceu o Óscar de Melhor Filme está na lista, mas "Marriage Story" foi a estrela de 2019, tal como "The Irishman", também ele da Netflix. Para a história de 2019 e da década também ficaram filmes como "Joker" ou "Once Upon a Time in Hollywood".

Sem comentários:

Publicar um comentário

Bottom Ad [Post Page]