Full width Top advertisement

As Nossas Críticas

Notícias

Post Page Advertisement [Top]

Divulgados os Candidatos do Fundo de Apoio ao Cinema do IndieLisboa

Divulgados os Candidatos do Fundo de Apoio ao Cinema do IndieLisboa

Já são conhecidos os oito projectos seleccionados para a sétima edição do Fundo de Apoio ao Cinema, um instrumento complementar de apoio à pós-produção de filmes portugueses criado em 2011, a ter lugar de 29 a 31 de Agosto de 2020. O IndieLisboa anuncia ainda uma nova parceria com a Cine Cerca, uma residência de escrita de argumento que visa acompanhar realizadores francófonos e lusófonos no desenvolvimento dos seus projectos.
 No contexto da programação do IndieLisboa direcionada exclusivamente à indústria de cinema, as equipas dos projectos do Fundo de Apoio ao Cinema apresentar-se-ão perante um júri internacional durante o festival para a realização de um pitch que ajudará a definir os vencedores dos prémios a concurso. Os prémios dividem-se em apoio financeiro de €1.500 (Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto)), serviços de pós-produção de som (Digital Mix Música e Imagem), €6.000 para criação de música original (Fundação GDA), e serviços de pós-produção de imagem (The Yellow Color). A selecção é composta por duas longas e seis curtas metragens presentemente em fase de pós-produção:

Jandira Ascensão
Gustavo Imigrante, curta metragem, experimental, produção: Estúdio Imigrante

Namorados a Penar Cantam Dormienti
Diogo Baldaia, curta metragem, ficção, experimental, produção: Areosa

Noite em Claro
Felipe Bragança, longa metragem, ficção, produção: Promenade

Rio Pele
Mário Macedo, curta metragem, ficção, produção: B'Lizzard

Silêncios
César Pedro, curta metragem, documentário, experimental

Terra Prometida
Margarida Gramaxo, longa metragem, documentário, produção: Maus da Fita

Vexations
Leonardo Mouramateus, curta metragem, documentário, produção: Satisfyin' Lover

With Flowers
Helena Estrela, curta metragem, documentário, ficção, experimental

Na mesma sessão de pitching serão apresentados ao público profissional os projectos de longa metragem da Cine Cerca, uma residência com produção da SERENA Productions, desenvolvida em duas fases na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada. A primeira teve lugar em Janeiro de 2020 e a segunda terá lugar em Agosto de 2020, ambas com mentoria de Fabianny Deschamps e João Pedro Rodrigues. O IndieLisboa associa-se à primeira edição da iniciativa integrando os quatro criadores seleccionados nas suas actividades de indústria com o objectivo de promover oportunidades de co-produção, financiamento, concretização artística e circulação internacional dos seus projectos actualmente em fase de desenvolvimento, a saber:

Jugend
Mariana Gaivão, longa metragem, documentário, Portugal, produção: Primeira Idade

Louise et sa mère
Agnès Merlet, longa metragem, ficção, animação, França, co-produção: Amorce Films

Malo et les fantômes
Maxime Martinot, longa metragem, ficção, França

O Tubérculo
Lucas Camargo de Barros, longa metragem, ficção, Brasil, produção: Fratura Filmes

Criado em 2011, em edições anteriores do Fundo de Apoio ao Cinema foram apoiados projectos de Gabriel Abrantes, Catarina Mourão, André Santos e Marco Leão, Tiago Hespanha, Inês Oliveira, Miguel Nunes, Leonor Noivo, entre outros. A edição de 2020 é constituída pelos habituais parceiros: IndieLisboa – Associação Cultural, Digital Mix Música e Imagem, Fundação GDA, The Yellow Color, e Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, dando este ano as boas-vindas a um novo parceiro, a Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa (Porto). O júri do Fundo de Apoio ao Cinema, a programação das Lisbon Screenings, e restantes detalhes das actividades de indústria do IndieLisboa serão anunciados em Julho. Habitualmente localizado em Maio, o IndieLisboa tem lugar este ano de 25 Agosto a 5 Setembro e a sua programação de indústria de 29 a 31 Agosto. Simbolicamente a programação do IndieLisboa será anunciada no dia em que deveria começar o festival, a 30 de Abril.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Bottom Ad [Post Page]