Ticker

6/recent/ticker-posts

MOTELx 2020 Começa com Warm-Up Já Amanhã....E Há Novidades

MOTELx 2020 Começa com Warm-Up Já nAmanhã....E Há Novidades

A 14.ª edição do MOTELX arranca na próxima segunda-feira, 7 de Setembro, mas aquece motores já a partir de hoje com três dias de eventos gratuitos de Warm-Up (de inscrição obrigatória). À programação deste ano junta-se o muito aguardado “Antebellum”, filme de terror sobre as tensões raciais nos Estados Unidos com Janelle Monáe no seu primeiro papel principal.

O programa já é conhecido e o regresso ao Cinema São Jorge está marcado para a próxima semana, de 7 a 14 de Setembro, mas ainda há espaço para novidades na 14.ª edição do MOTELX, que começa em modo Warm-Up amanhã.

Depois de adiamentos motivados pela crise pandémica, “Antebellum” irá mesmo ter a sua estreia nacional no dia 12 de Setembro no MOTELX (nos cinemas a 24 de Setembro). Descrito como um “thriller social alegórico” nos passos do terror de Jordan Peele (“Get Out”), o filme de Gerard Bush e Christopher Renz é um acutilante comentário sobre o estado das relações raciais na América e os fantasmas do seu passado esclavagista, com a multi-facetada Janelle Monáe no seu primeiro papel principal. “Antebellum” vem completar um programa que este ano dá particular destaque à relação entre o racismo e o cinema de terror à luz do movimento Black Lives Matter.

Numa edição que é marcada pela presença de Pedro Costa (ciclo “Pedro Costa – Filmar as Trevas”, com conversa com o realizador no dia 12), o MOTELX junta agora à lista de convidados de 2020 os jurados dos Prémios MOTELX. Margarida Vilanova, João Pedro Rodrigues e Pandora Cunha Telles compõem o júri que irá avaliar as 12 curtas-metragens em competição pelo Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa. Pedro Mexia, Filipe Homem Fonseca e Carla Galvão serão o júri do Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia, que este ano apresenta uma selecção de 7 filmes que atravessa o continente (Espanha, Reino Unido, Itália, Irlanda/Bélgica, Alemanha, Ucrânia, Rússia).

O MOTELX anuncia ainda a realização de um mercado independente de 7 a 13 de Setembro em frente ao Cinema São Jorge, ampliando um projecto que já vinha tomando forma em edições anteriores e que será realizado de acordo com todas as recomendações de segurança da DGS. A lista de editoras, distribuidoras, lojas e artistas presentes está disponível em www.motelx.org e terá curadoria do Festival, que pretende assim apoiar a criação independente em Portugal. Para além de livros, ilustrações, DVDs e acessórios, será possível adquirir merchandise e máscaras MOTELX.

O Warm-Up do Festival arranca já amanhã (3 de Setembro) no Convento de São Pedro de Alcântara com “A Mulher-Sem-Cabeça”, evento inédito que irá juntar música, literatura e desenho de forma arrojada e surpreendente. Esta será uma oportunidade única para ouvir Gonçalo M. Tavares na voz de um dos MCs mais relevantes do hip-hop nacional, Papillon, acompanhado por António Jorge Gonçalves com ilustrações feitas em tempo real e projectadas em grande escala. Segue-se “Um Jantar Muito Original” no Espaço Brotéria (sexta-feira, lotação esgotada) e, no sábado, a popular sessão de cinema ao ar livre no Largo Trindade Coelho. O filme exibido será o monster movie sul-coreano “The Host”, o primeiro grande êxito internacional de Bong Joon-ho (“Parasita”).

Dadas as restrições de lotação dos recintos e as normas de segurança em vigor, este ano é necessário fazer inscrição prévia nas actividades de Warm-Up. Os interessados deverão enviar email de inscrição para inscricoes@motelx.org a partir das 12h00 de hoje, sendo as confirmações feitas por ordem de chegada. Os bilhetes para o MOTELX estão à venda no Cinema São Jorge, na Ticketline e em pontos de venda associados.

Publicar um comentário

0 Comentários