Full width Top advertisement

Post Page Advertisement [Top]

AZEMÉIS Film Festival Arranca Este Fim de Semana

AZEMÉIS Film Festival Arranca Este Fim de Semana


AZEMÉIS Film Festival Arranca Este Fim de Semana

Sessenta anos depois, três cineastas de Oliveira de Azeméis vão poder voltar a ver quatro dos seus filmes no grande ecrã da sala "O Cinema", no centro da sua cidade. Após uma cuidada digitalização serão pela primeira vez exibidas as novas cópias dos filmes: “5 Escudos o Metro Cúbico” de António Matias (1959), “O Moinho” de Manuel Matos Barbosa (1969), “Decomposição” de Manuel Paula Dias (1970) e “Vidros” também de Matos Barbosa (1970).

São 3 documentários filmados na região por Matos Barbosa e António Matias e um filme experimental que Manuel Paula Dias filmou entre Aveiro e Oliveira de Azeméis. Estas obras marcam a produção cinematográfica portuguesa dos anos 60 e 70 onde as curtas metragens foram maioritariamente produzidas pelo chamado “cinema não profissional”, em formatos reduzidos, com cópia única, mas por onde passam preocupações artísticas, sociais e tantas vezes políticas, que ajudam a preenchem a memória desses tempos conturbados.

Os filmes vão ser acompanhados pelo compositor e guitarrista Joaquim Pavão, também ele cineasta.

A inauguração do festival está prevista para às 21h30 de sexta feira dia 2 de outubro e decorre até domingo à noite, altura em que será exibido o filme premiado do festival. Na sessão inaugural será ainda exibido o documentário “De los nombres de las cabras”, rodado nas Canárias por Silvia Navarro e Miguel G. Morales.

A concurso estarão também outras quatro longas-metragens que ganharam os prémios da última edição dos festivais portugueses de cinema: Avanca, Doclisboa, Fantasporto, IndieLisboa e Leffest. Para além destes filmes, serão ainda exibidos outras obras cinematográficas, extra competição, que estiveram em exibição no Cinanima, CineEco, CineCôa e Paisagens de Sever do Vouga.

O júri do festival é constituído pela atriz Natalia Tsvetkova (Rússia), pelo realizador e académico Alfonso Palazón (Espanha), pela produtora Leire Aurrekoetxea (Espanha) e pelos críticos de cinema Paulo Portugal, Rui Pedro Tendinha, Jorge Lestre e Tiago Barbosa.

O AZEMÉIS Film Festival irá exibir um total de 24 filmes, oriundos de Portugal, mas também da Alemanha, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Espanha, EUA, Hungria, Itália, Rússia, São Tomé e Príncipe, Tailândia e Turquia. Em complemento, a exposição “Anos 60 /70 - O cinema de Oliveira de Azeméis” permite uma viagem pelos equipamentos que permitiram a realização destes filmes, mas também o encontro com documentos da época, prémios e o reflexo das preocupações artísticas que sempre acompanharam os cineastas Oliveirenses. A exposição estará aberta durante o mês de outubro na Galeria Tomás Costa, em frente ao espaço O Cinema, onde decorrem todas as projeções.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Bottom Ad [Post Page]