Ticker

6/recent/ticker-posts

Novidades Sobre As Edições de 2021 do Festival Caminhos e Cinenova

Caminhos do Cinema Português Arranca a 9 de Novembro! Conheça a Programação e Atividades

Os Caminhos do Cinema Português é  um festival que ao longo da sua história se tem transformado e adaptado a todas as oscilações da produção cinematográfica e crises culturais e sociais. Na edição transacta, realizada em contexto pandémico, o Festival Caminhos optou por enfrentar de frente todas as adversidades, abrindo as salas de cinema, durante quase dois meses, a um programa cinematográfico vasto, plural e sobretudo revelador da diversidade do Cinema Português e dos seus pontos de contacto com a cinematografia mundial. 

O Caminhos irá regressar de 5 a 20 de Novembro, com a XXVII edição, insistindo no contacto estreito, físico e seguro, entre o público e os criadores, possibilitando também a formação de públicos e a possibilidade de ler comparativamente o nosso cinema com as expressões internacionais, mas também do nosso património cinematográfico. O reconhecimento do património cinematográfico português implica sempre enaltecer o motor cultural promovido pelos cineclubes. As inscrições para esta edição estão abertas até 15 de Setembro, com inscrições gratuitas até 31 de Maio para obras nacionais. Saiba mais em www.caminhos.info/call e www.caminhos.info/regulamento e inscreva o seu filme em www.filmfreeway.com/caminhos 



Até 2 de maio de 2021, os jovens realizadores podem submeter as suas curtas-metragens para a terceira edição do CINENOVA. O festival universitário de cinema, que se realiza de 28 de setembro a 1 de outubro em Lisboa, tem um prémio de 2.000€ para o melhor filme internacional e de 1.000€ para o melhor filme português a concurso.  Ainda a cerca de um mês do fecho das submissões, o CINENOVA 2021 já ultrapassou o total de 800 curtas recebidas no ano passado. O número de países também já foi superado: jovens realizadores de 80 países já submeteram os seus filmes a concurso. Portugal, Brasil e Reino Unido são os países com mais obras enviadas, até agora. 

Os trabalhos podem ser enviados gratuitamente, através da plataforma FilmFreeway. Os filmes a concurso (até 30 minutos) devem ter sido produzidos depois de janeiro de 2018 e enquanto o realizador estava inscrito numa instituição de Ensino Superior. O tema do festival é “Cinema e Conhecimento”. O júri será constituído por figuras de referência no panorama cultural nacional e internacional. O regulamento de participação e todas as informações sobre o CINENOVA 2021 estão disponíveis aqui.

O CINENOVA, único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, tem como objetivos dinamizar a produção cinematográfica em contexto universitário e estimular o debate em torno da relação que pode existir entre o Cinema, o Conhecimento e a Comunicação. 

Em 2020, mais de 600 pessoas visitaram o festival. O CINENOVA é promovido pela NOVA FCSH e organizado por estudantes e professores universitários. Além da exibição dos filmes a concurso, serão promovidas várias atividades paralelas, como masterclasses, debates e workshops.


Publicar um comentário

0 Comentários