Crítica - Deep Water (2022)


Realizado por Adrian Lyne
Com Ben Afflec, Ana de Armas

Estreia a 18 de Março no Prime Video o thriller "Deep Water" do consagrado realizador britânico Adrian Lyne, talvez mais conhecido do grande público pelo êxito "Atração Fatal" dos Aos 70. É importante referir este grande clássico de Lyne, já que o mesmo acabou por marcar o estilo de todos os seus filmes subsequentes, como os thriller eróticos "Lolita" ou "Unfaithful" (2022). É na mesma entoada que, agora, surge "Deep Water", também ele um thriller criminal e erótico que marca o regresso do acalmado cineasta à direção de longas metragens vinte anos após a obra obra protagonizada por Richard Gere e Diane Lane. E há algumas parecenças entre essa obra de 2002 e esta sua nova iniciativa protagonizada por Ben Affleck e Ana de Armas. 
Baseado no livro homónimo de Patricia Highsmit, Ben Affleck e Ana de Armas (muito apagados e surpreendentemente sem química) são Vic e Melinda Van Allen, um casal influente cujo matrimónio está em rutura por causa do ressentimento, ciúmes e desconfiança. Enquanto as provocações mútuas e os jogos mentais se intensificam, as coisas convertem-se rapidamente num jogo mortal de rato e gato quando os amantes de Melinda começam a desaparecer. Já atrás falei em semelhanças entre este filme e o de 2002 e, como se pode perceber por esta premissa, também aqui estamos perante a história de um marido ciumento que, para não perder a sua esposa, começa a ter atitudes radicais contra as forças que a ameaçam afastar dele. Mas não é só na premissa que as duas obras são similares, já que também no ambiente erótico e no desenrolar do jogo psicológico entre os dois protagonistas há semelhanças e, infelizmente, mostram que Lyne não aprendeu muito com os erros e falhas apontadas ao filme de 2002, já que os repete. 
Embora a premissa poderia ter dado origem a um thriller aguerrido, certo é que o enredo vai perdendo fulgor e capacidade para surpreender o espectador. Os inuendos eróticos revelam-se inconsequentes e perdem-se em banalidades e, eventualmente, embatem contra um deserto de tensão e ideias que conduzem a uma conclusão tão insípida como o desenrolar da trama.


Classificação - 2 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>