Downton Abbey: Uma Nova Era Estreia Esta Semana em Portugal. O Que Esperar?

Downton Abbey: Uma Nova Era Estreia Esta Semana em Portugal. O Que Esperar?


6 Temporadas, 52 Episódios. É esta a contabilidade de "Downton Abbey", série histórica britânica que conquistou os Estados Unidos, até então um mercado pouco amigo de grandes séries oriundas do Reino Unido. Mas "Downton Abbey" não se ficou pelo sucesso norte-americano, tendo mesmo alcançado o sucesso mundial. Prova disto mesmo são as legiões de fãs que, apesar da série já ter acabado em 2015, permanecem fieis a este produto e continuam a manter viva a série em inúmeras referencias e ações nas redes sociais. São, aliás, estes fãs que têm recebido de braços abertos as adaptações cinematográficas da mesma. Ao todo, "Downton Abbey" conquistou 15 Emmys entre 69 nomeações e aliou a acalmação popular à aclamação da crítica. 

Entre 2010 e 2015, "Downton Abbey" foi um fenómeno cultural e ajudou a dar uma nova vida às séries históricas que, tendo como base o seu sucesso, começaram a fazer parte da aposta dos grandes produtores de conteúdos dos Estados Unidos. Talvez a série histórica de fantasia "Outlander" seja o melhor exemplo de um propduto que soube aproveitar as bases de "Downton Abbey" para se tornar numa das séries do género mais vistas e amadas em todo o mundo.  

Em 2019, quatro anos após a exibição do último episódio, chegou-nos a primeira adaptação cinematográfica que, como já se esperava, manteve a entoada de sucesso da série ao chegar aos 190 Milhões de Dólares de receitas nas bilheteiras contra um orçamento de 20 milhões. Tratou-se de uma sequela direta do último episódio, ou seja, não houve um grande salto temporal e acabamos por nos reunir com a Família Crawley apenas pouco tempo depois de a termos deixado, mas é claro que isto nao tornou o filme impermeável a surpresas, novidades e, claro está, novos escândalos. A entoada social da série manteve-se inalterada com a sua chegada ao cinema e, uma vez mais, a narrativa das duas classes que convivem em Downton acabou por dominar e animar todo o filme que, sob o pano de uma linha central, conseguiu acompanhar também várias histórias secundárias, algo que a série sempre fez.  

O desfecho do primeiro filme deixa-nos com uma notícia triste e, em jeito de despedida, parecia atar todas as histórias dos principais protagonistas. O certo é que surge agora um segundo filme que promete ter um enredo mais alternativo e diferente que o primeiro, já que levará parte da ação para fora da mítica Downton. É verdade, "Downton Abbey: Uma Nova Era" levará muitos dos adorados aristocratas numa jornada até ao sul de França para descobrirem o mistério da Villa herdada pela Condessa de Dowager. É claro que haverá tempo e espaço ainda para muitas cenas em Downton, aliás a outra parte do enredo trará Hollywood até ao Condado....Mas como o título indica e o desfecho do filme anterior deixa antever, esta nova entrega pretende mesmo promover uma nova era junto da Família Crowley e, para além do adeus já anunciado de algumas personagens, espera-se que outras ganhem um novo destaque e uma maior dimensão. O final do filme de estreia, aliás, deixou bem vincado que está na hora de Downton ter uma nova liderança que possa lançar os Crowley e o seu Condado para uma nova era. 

Hugh Bonneville (Robert Crawley), Laura Carmichae (Lady Edith Crawley), Samantha Bond (Lady Rosamund Painswick), Jim Carter (Charles Carson), Brendan Coyle (John Bates), Elizabeth McGovern (Cora Crawley) e Maggie Smith (Violet Crawley), bem como outras figuras de proa da série, regressam para este segundo filme, sendo que a estes juntam-se agora os atores Hugh Dancy, Laura Haddock, Nathalie Baye e Dominic West. O que podemos esperar desta aventura britânica por terras francesas? 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>