The Amazing Spider-Man Vs Captain America: The Winter Soldier - O Ponto Mais Baixo?

No passado dia 27 de Março estreou em Portugal o blockbuster "Captain America: The Winter Soldier"/ "Capitão América - O Soldado de Inverno" (CRÍTICA), a tão aguardada sequela de "Capitão América: O Primeiro Vingador"/"Captain America: The First Avenger" (2011), o filme de estreia do famoso herói Capitão América em Hollywood. Um par de semanas depois, no dia 17 de Abril, estreou o blockbuster "O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro"/ "The Amazing Spider-Man - Part II" (CRÍTICA), a igualmente aguardada continuação de "O Fantástico Homem-Aranha"/ "The Amazing Spider-Man" (2012), o reboot da trilogia "Spide-Man" realizada por Sam Raimi. Estes dois projetos de elevada envergadura comercial custaram, respetivamente, aos cofres da Walt Disney e da Sony Pictures aproximadamente cento e setenta milhões de dólares e duzentos e cinquenta milhões de dólares, ou seja, valores astronómicos que ambos já conseguiram recuperar nas bilheteiras globais, tendo "Captain America: The Winter Soldier" faturado, até ao momento, cerca de seiscentos e oitenta milhões de dólares, ao passo que "The Amazing Spider-Man - Part II" já arrecadou cerca de trezentos e noventa milhões de dólares, estando ainda em exibição em muitos países.  

Embora sejam mega produções muito rentáveis que têm como protagonistas dois dos heróis mais famosos e icónicos da Marvel, tanto "Captain America: The Winter Soldier", como "The Amazing Spider-Man - Part II", têm em comum o triste facto de serem mais fracos que os seus respetivos filmes originais, tendo sido criticados pela imprensa e até pelo público devido à disparidade de qualidade entre os dois projetos da mesma família, mas ambos também têm em comum o facto de prepararem duas spin-offs de alta importância, os blockbusters "The Avengers 2"/ "Os Vingadores 2" e "Sinister Six". O problema é que esta preparação acabou por ficar tragicamente minada por uma surpreendente falta de imaginação, criatividade e qualidade de ambos os projetos, que acabam por não nos conseguir deixar assim tão excitados para o que aí vem. 

É pena, mas ambas as sequelas não superaram, nem sequer igualaram, as expectativas que todos tínhamos em relação à qualidade do seu conteúdo, que em ambos os caso, fica bastante àquem do nível de imaginação que se esperava de duas sagas que em 2011 e 2012, respetivamente, tinham deixado grandes indicações positivas para um futuro risonho, mas que agora foram seriamente afetadas por duas entregas que pouco fazem pela imagem positiva destes dois produtos de alto rendimento e mediatismo. É claro que o destino das aventuras do Capitão América e do Homem-Aranha no cinema está longe de estar tragicamente traçado, havendo ainda muito espaço de manobra para recuperar e devolver o espírito agora perdido a estes dois franchises com os próximos filmes, mas é preciso evitar que os erros destas duas entregas não se repitam nunca mais, ou então que sejam atenuados em próximas entregas que, espero eu, aproximem-se mais de uma ideologia menos explosiva e mais imaginativa. É claro que também importa reforçar que ambos os projetos têm problemas bem específicos e particulares que podem ser avaliados pelas respetivas críticas aqui mencionadas, no entanto, até neste ponto partilham algumas semelhanças, já que ambos têm grandes problemas com os seus respetivos vilões e com o progressivo crescimento moral dos dois poderosos protagonistas, cuja evolução parece ter completamente estagnado em comparação com a entrega anterior. A outra coisa que também parecem ter em comum, mas desta vez de um ponto de vista positivo, é a componente técnica, que ainda assim é um pouco mais espetacular e proficiente em "Captain America: The Winter Soldier". E o nosso público, o que achou de "Captain America: The Winter Soldier" e "The Amazing Spider-Man - Part II"? Há esperança para o futuro destas duas sagas? E qual dois dois filmes gostou mais?

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Não posso falar de Spider-Man pois não sou fã da saga logo não os vi, mas quanto ao Capitão America espanta-me a tamanha disparidade de opiniões entre os críticos deste portal e o resto do planeta!

    Eu sei que cada um tem direito a sua opinião mas criticas destas, mal fundamentadas e em alguns casos utilizando falsidades para justificar tais criticas dão má fama a este portal que até tinha ganho alguma reputação nos últimos tempos.


    ResponderEliminar
  2. este segundo filme do capitão america é muito superior ao primeiro e muito melhor que o medíocre filme que foi o amazing spiderman 2!

    ResponderEliminar

//]]>