Sound of Freedom - Conheça Um dos Filmes Mais Polémicos do Ano e as Razões Que Quase o Engavetaram

 


Chama-se "Sound of Freedom" e trata-se de um drama inspirado numa incrível história real, sendo protagonizado por Jim Caviezel e realizado por Alejandro Monteverde. Mas que filme é este que levantou tantas ondas nos Estados Unidos, mas que aquando da sua estreia liderou o box office durante semanas?
Lançado com o apoio de um financiamento coletivo, isto após vários estúdios terem recusado apoiar o filme, "Sound of Freedom" chegou em Julho a mais de 2500 salas de cinema dos Estados Unidos e, apesar de estear em menos salas que alguns blockbusters, faturou, até ao momento, mais de 160 Milhões em receitas contra um orçamento de "apenas" 15 Milhões. Para trás fica uma luta titânica de preserverança que de certa forma encontra paralelismo na luta do protagonista.
Pronto desde 2018 mas progressivamente engavetado por várias empresas ou atrasado por motivos legais, "Sound of Freedom" acabou mesmo por chegar aos cinemas americanos (e em breve aos cinemas mundiais). E a razão para tanto atraso é simples e prende-se com o tema do filme que lida com a complexa questão do tráfico de crianças. 
Inicialmente alocado à 20th Century Fox, "Sound of Freedom" acabou por ser engavetado quando o estúdio foi comprado pela Disney e só através de um sistema de crowdfunding foi possível resgatar o filme à Disney e lançá-lo nos cinemas. É provável que o estúdio tenha considerado que o tema do filme seria demasiado pesado para a sua lista de estreias. 
No filme, Caviezel interpreta Tim Ballard, um antigo agente do Departamento de Segurança Nacional que, após sair da agência, decide dedicar a sua vida a proteger e resgatar crianças que foram alvo de tráfico sexual sobretudo na América Latina. Esta obra recupera uma das suas missões na Colômbia. Quando saiu da DSN, Ballard criou a Operation Underground Railroad, que trabalha em parceria com autoridades locais e realiza operações de resgate em todo o mundo. Desde a sua fundação foram realizadas mais de 4.000 missões, resultando em mais de 6.500 prisões e 6.000 pessoas resgatadas. É uma história real impressionante é certo, mas por causa do polémico tema e a teia política que a mesma envolve pode-se compreender o porque da Disney ter passado o projeto para outros e, talvez, ainda bem que assim foi já que Sound of Freendon conseguiu assim brilhar nos cinemas. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>