MONSTRA 2021 Começa Esta Semana!



O Festival MONSTRA regressa em 2021 para uma edição de Verão repleta de animação. Entre 21 de julho e 1 de agosto, A MONSTRA irá promover sessões ao ar livre e cerca de 480 filmes na sua programação. Com sessões programadas para o Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e no Capitólio, a Monstra vai dar grande destaque este ano ao cinema de animação da Bélgica, numa programação que inclui uma importante parceria com o Festival Anima de Bruxelas, que completa 40 anos.

O Japão,que sempre fez parte da programação da MONSTRA, voltará a estar em destaque nesta 20ª edição graças a uma Retrospectiva Especial do Japão, com a exibição alguns dos maiores clássicos deste país, como “A Viagem de Chihiro” do premiado Hayao Miyazaki, “Millennium Actress” de Satoshi Kon, “Miss Hokusai” de Keiichi Hara e “Memórias de Ontem” de Isao Takahata. A competição internacional de longas-metragens é composta por cinco filmes: “Calamity a infância de Martha” de Rémi Chayé (Cristal de Melhor longa-metragem em Annecy 2021); “Aya e a Feiticeira, de Goro Miyazaki; “Josep” do ilustrador francês Aurel; “O nariz ou a conspiração dos dissidentes” do realizador russo Andrey Khrzhanovsky; e “Wolfwalkers” de Tomm Moore e Ross Stewart, sendo de recordar que este último esteve nomeado ao Óscar de Melhor Animação. 

Já a Competição Portuguesa SPA / Vasco Granja é composta por 11 curtas-metragens, entre elas “The monkey“, de Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé Zapata. O realizador Pedro Serrazina vai ter dois filmes em competição, “Lote B” e “Heróis da comunidade: Muhammad Munir“, enquanto João Fazenda vai apresentar “Mesa“, Luís Soares exibe “Suspensão” e Alexandra Ramires traz o sei já multi-premiado “Elo“. Já Joana Toste apresenta pela primeira vez em Lisboa a sua mais recente curta, “A Menina Parada“. Nesta secção vão ser ainda exibidos os filmes “Wanna Be Basquiat“, realizado por João Pombeiro, “Palavras Gastas” de Maria Giraldes, “Solstício” de Bruno Carnide e “Seja como for” de Catarina Romano.

De regresso estão as secções ClipAnim, DOKAnim, TerrorAnim, Triple X, Monstrinha e várias homenagens. Já no Museu da Marioneta, em Lisboa, inaugura a 16 de julho a exposição do filme português “O Crime Peculiar do Estranho Sr. Jacinto“, de Bruno Caetano. A exposição inclui marionetas, acessórios e cenários, storyboards e concept boards, desta multipremiada curta portuguesa.


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>