Crítica - The Eyes of Tammy Faye (2021)

Crítica - The Eyes of Tammy Faye (2021)

Realizado por Michael Showalter

Com Jessica Chastain, Andrew Garfield


"The Eyes of Tammy Faye" lança um olhar íntimo sobre a ascensão, queda e redenção da televangelista Tammy Faye Bakker. Figura pouco conhecida do público português. Tammy Faye foi. nos anos 70 e 80, uma verdadeira estrela do televangelismo nos Estados Unidos da América. Ao lado do seu marido, Jim Bakker, Tammy ergueu uma poderosa rede de canais de televisão religiosos. A imagem de Tammy Faye tornou-se inseparável das enormes pestanas postiças, da forma particular de cantar e da mensagem que pretendia alcançar gente de todos os estratos sociais. O seu império, no entanto, acabou por desmoronar, tal como o seu casamento, devido a várias controvérsia que a arrastaram a si e à sua família para um vasto escândalo social e financeiro. 

O mundo do televangelismo movimentou milhões no Século XX nos Estados Unidos e, hoje em dia, pese embora todas as polémicas e casos políticos ou judiciais do passado, continua a ser um negócio de milhões. A fé sempre moveu muito dinheiro, mas Tammy Faye e Jim Bakker foram dos primeiros a conseguir unir o poder religioso com o mediatismo capitalista da televisão, criando todo um império audiovisual ligado à fé que ajudou a fazer algum bem, mas também a alimentar projetos megalómanos e um estilo de vida luxuoso, como aliás esta obra expõem.

"The Eyes of Tammy Faye" explora, por um lado, o lado mais obstinante de Tammy Faye. E fá-lo quando nos mostra como é que Faye conseguiu sair da pobreza e como, quase do nada, ajudou a criar um império audiovisual....Mas, no seio do seu realismo, também explora o seu lado mais negro que, de certa forma, contraria a esperançosa mensagem religiosa que pregou, durante anos, no seu canal. Embora Faye tenha sido rotulada como hipócrita pela comunicação social, certo é que, pelo bom e pelo mau, tornou-se numa figura mediática e importante da cultura americana. É claro que para a história ficam as grandes polémicas, mas Faye foi também responsável por excelentes apontamentes, como quando foi uma das primeiras figuras conservadoras a aceitar publicamente a homossexualidade e a apoiar a luta contra a SIDA de uma forma menos beligerante que os seus colegas.

Embora "The Eyes of Tammy Faye" seja algo justo na hora de expor a vida de Tammy Faye não é, infelizmente, um filme que vá tão a fundo como se esperava, sobretudo ao não aprofundar como se esperava o lado mais polémico da sua vida. Entre inuendos e detalhes tenta mostrar parte do negativo e do polémico que se esperava, mas não vai a fundo nem de forma direta ao centro do problema. É pena e presume-se que se tenha tentado preservar aqui a memória de Tammy Faye (já falecida), mas efetivamente faltou alguma coragem  ao enredo na hora de mostrar a parte mais dura da realidade...

Alheia às fragilidades do enredo está Jessica Chastain. É, sem dúvida, a maior estrela deste projeto e, tal como a própria Tammy Faye, Chastain é uma força da natureza. O resultado final de uma grande personalidade a interpretar outra só poderia ser positiva....e acabou mesmo por ser. Entre grandes nomes de Hollywood há, ainda, que destacar a presença de Andrew Garfield no papel do grande companheiro de Faye. Embora a sua personalidade seja competente, Garfield acaba por ficar na sombra de Chastain, tal como Bakker ficou sempre na sombra de Faye. 


Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>