Espaço Portugal – Maria do Mar (1930)


Realizado por Leitão de Barros
Com Rosa Maria, Oliveira Martins, Adelina Abranches e Alves da Cunha
Obra maior do cineasta português Leitão de Barros, Maria do Mar é um ponto fundamental na história do cinema nacional. O argumento, da autoria do próprio realizador em parceria com com António Lopes Ribeiro, centra-se numa rivalidade entre famílias causada pela responsabilidade de Falacha (Alves da Cunha) na morte da tripulação do seu barco durante um naufrágio. Como seria de esperar o seu filho, Manuel (Oliveira Martins) e a filha de um dos homens mortos, Maria do Mar (Rosa Maria) apaixonam-se  contra a vontade das respectivas mães (Adelina Abranches e Perpétua dos Santos). Este Romeu e Julieta à nazarena não seria digno de nota não fora pelo excpcional carácter documental do filme que retrata fielmente a vida pobre e duríssima dos pescadores da Nazaré, onde, ainda hoje, reside uma comunidade etnograficamente muito peculiar.


Os inteirores foram rodados  no jardim de inverno do Teatro S. Luiz e os exteriores na praia da Nazaré, no Mosteiro da Batalha e no Castelo de Leiria. A fotografia, a cargo de Manuel Luís Vieira e Salazar Dinis, como afirma João Bénard da Costa, cria uma autêntica pintura animada onde as interpretações de actores tão grandes na época como o foram Adelina Abranches e Alves da Cunha, podem brilhar com uma luz de tal modo única que ainda hoje nos toca. Bebendo directamente do expressionismo alemão, do conceptualismo soviético e do cultismo americano, o realizador consegue ir mais além e criar a segunda etnoficção mundial e um dos primeiros documentários ficcionados do mundo, sendo precisamente nesta verdade das gentes e dos costumes que reside toda a enorme força da película. Apesar da censura e de todos os contrangimentos morais impostos na época, Leitão de Barros ousa cenas de grande erotismo como a saída dos jovens da água depois de Manuel salvar Maria do afogamento ou ainda, mais ousada, a do pai a acariciar os seios da filha confirmando como está crescida. Filme fundamental que não pode se perder nos arquivos da memória, Maria do Maria é merecedor de uma leitura aprofundada.

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