Pérolas Indie - A Floresta das Almas Perdidas (2017)

Realizado por José Pedro Lopes
Com Daniela Love, Jorge Mota, Mafalda Banquart 
Género - Terror

Sinopse - Numa floresta densa e remota, o local mais popular para a prática do suicídio em Portugal, dois estranhos conhecem-se. Ele é um pai de família à procura do local onde a sua filha morreu. Ela é uma jovem com uma paixão pela morte. Mas um deles não é quem diz ser.

Crítica - Teve direito à sua estreia mundial no FantasPorto 2017 e, claramente, este foi o melhor palco para acolher a primeira exibição comercial desta curiosa obra de José Pedro Lopes. Não se poderia esperar outra coisa de um dos mais antigos e prestigiados certames portugueses dedicados ao cinema de terror e fantasia que, perante o estilo independente do projeto, o seu género e a juventude do seu cineasta, só poderia assumir-se como o palco acertado para apadrinhar a estreia um projeto de terror nacional bem moderado que prima pela simplicidade e pela subtileza. 
Embora não seja um tour de force dentro do género, "A Floresta das Almas Perdidas" aproveita as suas valências para surpreender o espectador, sendo que entre tais pontos positivos destacaria, sem dúvida, o negro ambiente de suspense que é criado e que permite um razoável desenvolvimento do enredo. É certo que este poderia ter um pouco mais pujança e escapar um pouco a lugares comuns, mas dentro das possibilidades acaba por surtir um resultado positivo que ajuda a transformar o filme num produto de fácil visualização.
Pese embora as suas falhas, "A Floresta das Almas Perdidas" acaba por se revelar como uma das melhores longas metragens portuguesas de terror dos últimos anos. No entanto, esta afirmação acaba por não ser um elogio assim tão grande, já que, como sabemos, Portugal ainda apresenta uma tradição bastante pobre dentro do género. Este projeto poderá, ainda assim, representar um passo acertado em direção a um futuro mais risonho para o terror nacional.

Classificação - 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>