Crítica - Saw (2004)


Realizado por James Wan
Com Leigh Whannell, Cary Elwes, Danny Glover, Ken Leung

O primeiro "Saw" estreou nos Estados Unidos da América no Halloween de 2004. O filme tinha sido previamente exibido no Festival de Toronto, onde tinha causado um grande impacto entre o público presente. A sua estreia norte-americana correu muitíssimo bem, até porque esta produção independente conseguiu subir à liderança do Box Office Americano no seu primeiro fim-de-semana em exibição, um feito raro que lhe trouxe um enorme lucro comercial que cobriu imediatamente o seu baixíssimo orçamento. A crítica especializada ficou rendida à sua qualidade e até comparou a sua simplicidade à de outras grandes obras de terror. O argumento de "Saw" é fenomenal porque brinca do princípio ao fim com a mente e com o estômago do espectador. O filme brinda-nos com uma série de jogos psicológicos que são praticados por Jigsaw, um assassino sádico que tem motivações redentoras e que praticamente obriga as suas vítimas a preferirem o suicídio às múltiplas torturas sádicas que ele lhes preparou. As suas duas infelizes vítimas em “Saw” são Gordon (Cary Elwes) e Adam (Leigh Whannell), dois homens que não se conhecem e que acordam acorrentados numa sala completamente destruída, um local sombrio que será o palco para uma série de torturas sádicas que vão por à prova a sua humanidade e a sua sanidade. A sua história consegue prender o espectador a um fantástico jogo psicológico que se vai desenrolando entre Gordon, Adam e Jigsaw, mas também às macabras motivações deste vilão que acaba por ser uma espécie de justiceiro maléfico. “Saw” é um filme magnífico que, através de uma narrativa simplista mas extremamente inventiva e violenta, conseguiu reinventar este género cinematográfico e convencer milhões de espectadores em todo o mundo.

Classificação - 4,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Adorei o Seven mas realmente concordo ctg kuando dizes que este filme relativamente mais fraco. A verdade é que SAW é demasiado sádico, está mais preocupado em fazer sofrer as personagens do que constuir uma história

    ResponderEliminar
  2. Apesar de na altura o ter achado muito violento, actualmente e dos meus filmes favoritos.

    ResponderEliminar
  3. Não é nada o meu tipo de filmes, sou uma menina mais de musicais

    ResponderEliminar
  4. O "Saw" e o "Saw 2" são os melhores filmes da saga.
    o fim do 1º filme não é nada esperado e é bastante surpreendente... e acho que ninguem esperava o que acabou por acontecer, este filme não tem tanta acção como os seguintes mas não deixa de ser fantastico ^^!

    ResponderEliminar

//]]>