Crítica - Star Wars: The Clone Wars (2008)

Realizado por Dave Filoni.
Com vozes de Matt Lanter, Ashley Eckstein, James Arnold Taylor, Dee Bradley Baker

As décadas de setenta e oitenta foram pautadas pelo sucesso arrebatador da saga “Star Wars”. Durante anos, milhares de fãs da saga cultivaram um enorme culto aos três filmes que contaram a fantástica história de uma galáxia distante. Em 1999, George Lucas apresentou “The Phantom Menace”, o primeiro de três filmes criados para relatar os acontecimentos anteriores aos retratados na saga original. Esta decisão de Lucas enfureceu os fãs de “Star Wars”, que atacaram ferozmente a atitude capitalista do cineasta, contudo as prequelas acabaram por apresentar uma boa qualidade ao nível do enredo e imagem que lhes permitiu alcançar um sucesso moderado. Agora chega-nos “Star Wars – The Clone Wars”, um filme de animação que recupera a história da mítica saga, no entanto fá-lo de uma forma assustadoramente pobre e fraca que faz novamente sobressair os desejos capitalistas de Lucas e dos restantes responsáveis pela saga, ao mesmo tempo que denigre o legado de “Star Wars”. Cronologicamente, a acção de “The Clone Wars” decorre entre os Episódios II (2002) e III (2005) e relata a Guerra dos Clones que devastou a Galáxia e que terminou com a extinção da República e o nascimento do glorioso Império. O filme transporta-nos para um cenário de devastação e guerra entre os maléficos Separatistas, com os seus enormes exércitos de andróides, e a República, auxiliada pelos seus exércitos de Clones e pelos Cavaleiros Jedi. O futuro da República e do Universo está nas mãos do jovem Anakin Skywalker, que juntamente com os Mestres Yoda e Obi-Wan Kenobi, vai tentar impedir que o Lado Negro triunfe sobre o bem.
O aspecto visual do filme acaba por ser o seu pior defeito, já que a sua animação computorizada fica a léguas da qualidade apresentada pelos estúdios peritos neste campo, como a Pixar ou a Dreamworks. Nem os trabalhos iniciais destes estúdios apresentavam uma qualidade tão má como a que nos apresenta “The Clone Wars”. A animação do filme faz-nos lembrar os efeitos visuais e tecnológicos de um mau videojogo dirigido a crianças ou pré-adolescentes, algo que contrasta com a maturidade e seriedade visual apresentada pela saga original.O argumento também não ajuda a compensar a enorme falha do campo visual. Este não consegue contextualizar devidamente a história, acabando por oferecer ao público um enredo confuso e algo afastado da realidade “Star Wars”, contudo esta lacuna pode ser desculpada quando nos apercebemos que 70% do filme é ocupado por cenas de batalha, o que deixa pouca margem de manobra para diálogos ou explicações alongada.
Essas cenas de batalha, que preenchem a maior parte do tempo do filme, não passam de um fraco espectáculo visual repleto de batalhas laser de cores aguerridas e algumas explosões pobremente executadas. À medida que o filme se desenvolve, estas cenas de acção ficam cada vez mais aborrecidas e deslocadas. Quanto ao elenco que empresta as suas vozes às personagens animadas do filme, não tenho nada a dizer. Todos cumprem a sua função e nada mais. "Star Wars - The Clone Wars" é, sem dúvida, o pior produto da mítica saga criada por George Lucas na década de setenta. O cineasta ocupou apenas o cargo de produtor nesta nova aventura, no entanto, não deixa de ser o grande responsável por trazer de volta uma saga que já merecia um descanso definitivo e dar-lhe um filme de pobre qualidade que não faz jus ao seu passado. É de relembrar que este filme funciona como lançamento para uma série animada baseada na história "Star Wars", que deverá estrear em Outubro nos EUA no canal Cartoon Network. A série contará com mais de cem episódios baseados na Guerra dos Clones e será produzida pela LucasFilms Animation. Contudo isto não chega para explicar a fraca qualidade de uma obra com o nome "Star Wars", nem tão pouco chega para explicar como é que conseguiu chegar aos cinemas.

Classificação - 1,5 Estrela Em 5

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Tinha ficado na impressão que inicialmente a ideia era fazer uma série animada sobre as Guerras dos Clones, e que esta longa-metragem era uma espécie de episódio-piloto especial (por exemplo a nova série do Justiceiro também teve um episódio-piloto de hora e meia, mas para a televisão). Daí a qualidade da animação não ser nada de extraordinário, teriam de escolher um formato relativamente pouco dispendioso para elaborarem uma temporada. Ainda não vi este "Clone Wars", e ainda não decidi se vou ver (a desilusão aguda que foi a nova trilogia ainda está bem viva na minha mente...), precisamente porque não tinha fé nenhuma que o argumento fosse algo de jeito e que valesse a pena. O que a nova trilogia me veio provar foi que o George Lucas passou demasiado tempo a desenvolver vídeojogos e se esqueceu completamente do que é ser cineasta. Efeitos especiais estrondosos, conteúdo nulo e interpretações pavorosas (vá, o episódio III veio salvar um pouco da desgraça total). Ainda tinha uma leve esperança que, ao darem menos importância ao aspecto técnico e visual, investissem na história, mas parece que não... muito triste.

    ResponderEliminar
  2. Sim Ana, também tenho essa informçação de que este filme é o episódio inicial de uma série de desenhos animados da cartoon Network (acho eu). No entanto, veio para os cinemas e deve ser tratado como um filme independente, tal como "Sex and The City" e as obras da Marvel. Ao contrário do episósido piloto do novo Kit (justiçeiro) os produtores não tiveram o bom senso de o manterem apenas na TV.
    Não disse isto na crítica mas fica aqui a minha opinião, se é para fazer as coisas mal feitas mais vale não fazerem nada e Star Wars merecia mais respeito e nunca deveria ser adaptado a um ranhoso desenho-animado com uma animação de fraca qualidade.

    ResponderEliminar
  3. Aqui fica um link com mais informação sobre os planos maquiavélicos do George Lucas sobre o fantástico mundo que criou e que cada agora parece ter especial prazer em arruinar:

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/4484915.stm

    Pelo que depreendo, a mini-série do Cartoon Network sempre teve lugar e querem agora fazer episódios mais longos e possivelmente criar uma série com actores de carne e osso. O que mais me destroça é que uma série baseada na saga Star Wars, em mãos correctas, poderia ser ainda mais mítica que a dos X-Files...

    ResponderEliminar
  4. Posso dizer que concordo com as opinioes aqui expostas. Porém tenho acompanhado a série e posso dizer que está boa, ou pelo menos bastante melhor que o filme. O filme não está nada de especial e axo que só foi para as salas de cinema numa forma de promover a série e só chamou a atenção das crianças. Quanto á série é mais adulta que o filme e deixa sempre uma espécie de lição a dar no entanto já sairam por volta de 15 episódios e existem ali uns 2 ou 3 que não se encaixam com nada. A nivel de qualidade de animação se formos a ver que o filme iria dar origem a uma séria com a mesma qualidade e imagem também não tinha melhorado. Imaginem quanto custaria uma série com a mesma qualidade de animação que um Wall-e.

    ResponderEliminar

//]]>