Estoril Film Festival 2008 - Vencedores


O júri do Estoril Film Festival'08 distinguiu a longa-metragem "Wild Field", do realizador Mikhail Kalatozishvili, como o melhor filme do evento, entre os que estavam em competição. J.M. Coetzee, Cristina Iglesias, Paul Auster, Julião Sarmento e Catherine Deneuve foram "unânimes na decisão" que consagrou o filme russo, de acordo com as palavras de Paul Auster. O prémio foi entregue pela actriz francesa Isabelle Hupert, que foi a grande atracção da Gala de encerramento da segunda edição do Estoril Film Festival. "Wild Field" conta a história de um médico de província que no seu consultório remoto descobre uma força perturbadora, uma ameaça invisível. Apelidado com a "grande descoberta do festival", o filme oscila entre a "tradição do cinema russo clássico e uma modernidade ousada". Os filmes "Involuntary", de Ruben Ostlund, e "Hooked" de Adrian Sitaru, receberam o prémio especial do júri.
Já o prémio Cine-Europa foi ganho pelo filme "Shultes", de Bakur Bakuradze, naquela que foi outra distinção russa no certame. "Shultes" apresenta-se como um retrato cru de uma tristeza russa, através de dois companheiros improváveis, um carteirista desiludido e uma criança nas ruas de Moscovo. A cerimónia foi apresentada pelos actores António Pedro Cerdeira e Lúcia Moniz. Paulo Branco, director do Estoril Film Festival 2008, mostrou-se muito satisfeito com a forma como se desenrolou o evento, que termina esta sábado, dia 22 de Novembro. "Estou contente com a forma como decorreu o festival. Tivémos um grupo de filmes que representam o melhor que se faz na Europa e no mundo. Para haver quatro prémios é porque havia muita qualidade", referiu o director do evento.
Como balanço final da segunda edição do festival de cinema do Estoril, Paulo Branco destacou a presença do realizador Bernardo Bertolucci no festival, mesmo apesar das suas dificuldades físicas. "A presença do Bertolucci foi o momento alto. Fiquei extremamente sensibilizado com a sua vinda cá", disse. O produtor de cinema ressalvou a evolução que aconteceu entre as duas edições do festival. «No ano passado começámos do zero e os lugares não eram os ideiais. Este ano multiplicámos por quatro o número de espectadores. Em 2007 estiveram cá cinco mil pessoas, este ano ultrapassámos os 20 mil», revelou Paulo Branco.
Para o director do evento ainda há um longo caminho a percorrer. "Os festivais demoram entre 10 a 15 anos a instalar-se. Penso que este ano já conseguimos alguma coisa. São raros os festivais que têm um leque de convivados como tivemos aqui", disse Paulo Branco, destacando a presença de personalidades do cinema como Bertolucci, Catherine Deneuve, Stephen Frears, Louis Garrel, Werner Schroeder, J.M. Coetzee, Michael Pitt, Paul Auster, Isabelle Huppert e Agnés Varda. Sob a possibilidade do evento regressar em 2009, Paulo Branco referiu que tudo depende da intenção da Câmara de Cascais, que é chefiada por António Capucho. "Aqui temos todas as condições e a região merece um festival destes. Se houver a confiança da Câmara de Cascais, eu estou disponível. Só por razões extraordinárias é que não se fará outra edição do Estoril Film Festival", concluiu.
António Capucho viria depois a garantir a continuação do festival, a quando da sua intervenção na Gala de encerramento do certame: "A Câmara não se cansará e continuarei a apoiar este festival, que pretendemos que para o ano suba outro degrau". A segunda edição do evento começou no dia 14 e apesar da cerimónia de encerramento decorrer esta sexta-feira, o festival termina neste sábado com a exibição dos filmes vencedores e a conclusão da retrospectiva dedicada ao realizador norte-americano Tim Burton. O último dia do certame ficará ainda marcado pela presença da realizadora belga Agnés Varda, que irá ter um encontro com o público.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>