Globos de Ouro 2009 - Vencedores

A 66ª edição dos Golden Globes, não foi pautada por grandes surpresas já que os favoritos confirmaram o seu estatuto e arrecadaram os respectivos prémios. Portanto, sem grandes surpresas, o drama “Slumdog Millionaire”arrecadou os Globos de Ouro de Melhor Filme, Melhor Realizador (Danny Boyle), Melhor Argumento (Simon Beafoy) e Melhor Banda Sonora. Foi um claro domínio desta surpreendente co-produção Britânica/Americana, realizada pelo experiente cineasta inglês Danny Boyle que retratou de forma brilhante, a desconfiança latente da sociedade indiana perante um pobre rapaz que apenas quer provar o seu amor. O prémio de Melhor Actor num Drama, seria certamente decidido entre Sean Penn e Mickey Rourke e acabou por ser este ultimo, a conquistar o galardão pela sua grande prestação em “The Wrestler”, confirmando assim o seu forte regresso aos grandes palcos da 7ª arte. Numa das duas surpresas da noite, Kate Winslet foi surpreendentemente galardoada com o Globo de Ouro de Melhor Actriz num Drama, pela sua prestação em “Revolutionary Road”, superando assim todas as previsões que apontavam Anne Hathaway ou Meryl Streep como virtuais vencedoras.
Nas categorias cinematográficas exclusivamente destinadas às Comédias e aos Musicais, registou-se a segunda surpresa da noite, com a entrega do prémio de Melhor Filme a “Vicky Christina Barcelona “. O Globo de Ouro de Melhor Actor, foi entregue sem grandes surpresas a Colin Farrell, pela sua prestação em “In Bruges” e o galardão de Melhor Actriz foi parar às mãos de Sally Hawkins pela sua performance em “Happy-Go-Lucky”. O Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação foi entregue, sem contestação, à obra da Pixar “WALL-E” e o prémio de Melhor Filme Estrangeiro foi entregue à produção israelita “Waltz with Bashir”. Nas categorias secundárias, o malogrado actor Heath Ledger foi distinguido com o Globo de Ouro de Melhor Actor Secundário pela sua brilhante prestação do Joker em “The Dark Knight” e Kate Winslet, fez a dobradinha e conquistou o prémio de Melhor Actriz Secundária pela sua performance no filme “The Reader”. Steven Spielberg foi homenageado com o prestigiado Cecil B. DeMille Award que lhe foi entregue pelo consagrado cineasta e amigo pessoal, Martin Scorsese.
Após este pequeno resumo, podemos facilmente concluir que os grandes derrotados da noite foram “The Curious Case of Benjamin Button” e “Frost/Nixon” que não levaram para casa qualquer prémio, apesar das suas 5 nomeações. Na televisão, as séries “Mad Men” e “30 Rock” venceram respectivamente, as categorias de Melhor Série - Drama e Melhor Série – Comédia. O prémio de Melhor Mini-Série foi previsivelmente entregue a “John Adams”.
Cinema – Drama
Melhor Filme
Slumdog Millionaire

Melhor Actor Principal
Mickey Rourke por “The Wrestler”

Melhor Actriz Principal
Kate Winslet por “Revolutionary Road”

Cinema – Comédia/Musical

Melhor Filme
Vicky Christina Barcelona

Melhor Actor Principal
Colin Farrell por “In Bruges”

Melhor Actriz Principal
Sally Hawkins por “Happy-Go-Lucky”

Cinema – Geral

Melhor Realizador
Danny Boyle por “Slumdog Millionaire”

Melhor Actor Secundário
Heath Ledger por “The Dark Knight”

Melhor Actriz Secundária
Kate Winslet por “The Reader”

Melhor Filme de Animação
WALL-E

Melhor Filme Estrangeiro
Waltz with Bashir

Melhor Argumento
Slumdog Millionaire de Simon Beafoy

Melhor Banda Sonora
Slumdog Millionaire

Melhor Musica Original
The Wrestler – Tema de Bruce Springsteen

Cecil B. DeMille Award
Steven Spielberg

Televisão – Drama

Melhor Série
Mad Men

Melhor Actor Principal
Gabriel Byrne por “In Treatment”

Melhor Actriz Principal
Anna Paquin por “True Blood”

Televisão – Musical/ Comédia

Melhor Série
30 Rock

Melhor Actor Principal
Alec Baldwin por “30 Rock”

Melhor Actriz Principal
Tina Fey por “30 Rock”

Televisão Geral

Melhor Mini-Série
John Adams

Melhor Actor Numa Mini-Série ou TeleFilme
Paul Giamatti por “John Adams”

Melhor Actriz Numa Mini-Série ou TeleFilme
Laura Linney por “John Adams”

Melhor Actriz Secundária
Laura Dern por “Recount”

Melhor Actor Secundário
Tom Wilkinson por “John Adams”

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. E eis que Heath Ledger tem o devido reconhecimento, notado, porém, pelo pior dos motivos.

    Quanto aos prémios: o panorama vencedores/vencidos adivinha uns Oscars muito interessantes. =)

    ResponderEliminar
  2. Estou contente que a Kate Winslet tenha ganho! E logo dois! Os favoritos não me agradavam muito... e Mickey Rourke a ganhar a Sean Penn??? Mal posso esperar para ver The Wrestler... E Gabriel Byrne nas séries também não está nada mau! A interpretação de Laura Dern em Recount é memorável :)

    ResponderEliminar
  3. Kate Winslet é optima actiz, sem sombra de dúvida mas daí a ganhar 2 prémios...O de actriz secundária até era previsivel, agora o de Principal... O que irrita é que provavelmente vai chegar aos Oscares e não ganha nenhum, como aconteceu o ano passado com Blanchett.

    ResponderEliminar

//]]>