Não houve grandes surpresas no ano em que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tentou alterar de forma revolucionária o formato da cerimónia, beneficiando o espectáculo e a magia do evento. Optando por um estilo mais musical, em detrimento de uma abordagem mais cómica, finalmente a Academia foi capaz de encontrar o tónico para devolver o glamour e a grandeza aos Oscar. Hugh Jackman esteve impecável como apresentador, numa noite marcada pela grande vitória de Danny Boyle e o seu surpreendente “Slumdog Millionaire”. Foram 8 as estatuetas alcançadas pelo belo filme de Boyle, obliterando o seu maior rival – “The Curious Case of Benjamin Button” – que se ficou por apenas 3 Oscar. Sean Penn conseguiu roubar o prémio a Mickey Rourke e Kate Winslet confirmou finalmente a vitória tão esperada. Nas categorias de interpretação secundárias Penélope Cruz venceu o primeiro Oscar da sua carreira, prémio que também não fugiu a Heath Ledger que assim foi reconhecido pelo seu enorme papel como Joker em “The Dark Knight”. A família de Ledger recebeu o prémio com orgulho, num dos momentos mais amargos e emocionantes da noite. Com 6 nomeações, “WALL-E” acabou por vencer apenas na categoria que já todos esperavam (Melhor Filme de Animação), vitória que apesar de ser no galardão mais apetecido, acaba por ser escassa dada a qualidade transcendental do filme. Numa noite de poucas surpresas (no que aos prémios diz respeito), talvez a única grande surpresa tenha ocorrido na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, já que o filme japonês “Departures” ganhou a corrida aos aparentemente favoritos “Waltz With Bashir” e “Entre les Murs”. E assim foi mais uma noite cheia de magia revitalizada pelo magnífico Hugh Jackman! Esperemos que ele volte no próximo ano. Até lá, o Portal Cinema deixa-vos com os grandes vencedores da 81ª edição dos Oscar. Lista Completa de Vencedores:
Best Picture (Melhor Filme)
Slumdog Millionaire
Best Director (Melhor Realizador)
Danny Boyle
Best Actor (Melhor Actor)
Sean Penn
Best Actress (Melhor Actriz)
Kate Winslet
Best Supporting Actor (Melhor Actor Secundário)
Heath Ledger
Best Supporting Actress (Melhor Actriz Secundária)
Penélope Cruz
Best Animated Feature Film (Melhor Filme Animado)
WALL-E
Best Foreign Film (Melhor Filme Estrangeiro)
Departures (Japão)
Best Original Screenplay (Melhor Argumento Original)
Dustin Lance Black (Milk)
Best Adapted Screenplay (Melhor Argumento Adaptado)
Simon Beaufoy (Slumdog Millionaire)
Best Original Score (Melhor Banda Sonora)
A. R. Rahman (Slumdog Millionaire)
Best Original Song (Melhor Música Original)
Jai Ho (Slumdog Millionaire)
Best Sound Mixing (Melhor Mistura de Som)
Slumdog Millionaire
Best Sound Editing (Melhor Edição de Som)
The Dark Knight
Best Film Editing (Melhor Edição)
Slumdog Millionaire
Best Cinematography (Melhor Fotografia)
Slumdog Millionaire
Best Art Direction (Melhor Direcção de Arte)
The Curious Case of Benjamin Button
Best Special Efects (Melhores Efeitos Especiais)
The Curious Case of Benjamin Button
Best Costume Design (Melhor Guarda-Roupa)
The Duchess
Best Makeup (Melhor Caracterização)
The Curious Case of Benjamin Button
Best Documentary Feature (Melhor Documentário)
Man on Wire
Best Documentary - Short Subject (Melhor Documentário Curto)
Smile Pinki
Best Live Action Short Film (Melhor Curta-Metragem)
Toyland
Best Animated Short Film (Melhor Curta-Metragem de Animação)
La Maison en Petits Cubes
8 Comentários
Não me surpeendem estas atribuições e congratulo-me particularmente com os Óscares recebidos por Kate Winslet, Penélope Cruz e Wall-E.
ResponderEliminarEssa do "Depatures" como melhor filme estrangeiro é que me faz confusão.....
ResponderEliminarBalelas!!!! Mais um desilusão...
ResponderEliminarBalelas!!!! Mais um desilusão...
ResponderEliminarResultados muito previsíveis e com poucas surpresas...
ResponderEliminarDe facto a grande surpresa da noite foi a apresentação de Hugh Jackman, e logo com uma abertura genial.
ResponderEliminarOutra grande surpresa foi a vitória de Sean Penn.
De resto era o esperado e penso que os galardões foram bem entregues.
Foi uma grande gala, sem dúvida. Resultados um pouco previsíveis, mas uns bem merecidos ;)
ResponderEliminarSlumdog foi mesmo o melhor filme do ano. Só faltava o aval da Academia para o confirmar.
ResponderEliminarQuanto ao Wall-E, a única transcendentalidade que, na minha opinião, a ele se pode associar é o poder da Pixar na indústria cinematográfica norte-americana, que lhe permitiu conseguir uma nomeação para melhor argumento, o que apelidar de ridículo me parece ser um "understatement"...
Momentos em que fiquei relativamente desgostoso: o Oscar de melhor actor era de Rourke não de Penn (embora Penn tivesse a seu favor o factor de ter retratado alguém com existência real - e influente- de uma forma, reconheça-se, impecável, como já nos habituou) e a música que Springsteen fez para "The Wrestler" devesse ser a música do ano (mas nem sequer às nomeações chegou...)
Mas enfim ,considerações à parte, o anfitrião Jackman surpreendeu tudo e todos ao tirar da cartola um passado na Broadway que poucos conheciam, conferindo novo vigor à cerimónia.
Mas o destaque, na minha opinião, vai para o brilhante guião, quer de Jackman quer da cerimónia. Em pouco mais de 3 horas, de uma só assentada e com classe, renovou-se um evento que já se tornava demasiado previsível e obsoleto (dando-lhe a dimensão de "espectáculo" que já há muito tinha perdido), entregaram-se todos os prémios sem o constrangimento do tempo contado nos discursos (ou mantendo-o de forma bem mais discreta) e evitou-se o constrangimento da recusa de Peter Gabriel em cantar em 60 e tal segundos a sua música, com um número musical envolvendo orquestra, Rahman e John Legend.
All´s well that ends well.
Para o ano há mais...