Crítica - He's Just Not That Into You (2009)


Realizado por Ken Kwapis
Com Ben Affleck, Drew Barrymore, Jennifer Aniston, Scarlett Johansson

Os criadores da popular série de televisão “Sex & The City” lançaram em 2004 um livro que aborda, com algum humor à mistura, as diferentes fases iniciais dum relacionamento amoroso. Essa obra literária intitulada “He's Just Not That Into You”, atingiu um imediato sucesso comercial nos EUA, nomeadamente junto do público feminino. Este fenómeno de popularidade chamou a atenção da Warner Brothers, que decidiu transpor os diferentes concelhos e ensinamentos do livro para um filme que agora chega às salas de cinema portuguesas.
O argumento de “He's Just Not That Into You” desenvolve várias mini-histórias que se cruzam constantemente através das relações sociais e amorosas que as nove personagens estabelecem entre si. Esse grupo de homens e mulheres de meia-idade apresentam situações de vida e estatutos românticos completamente diferentes, mas partilham a mesma incerteza e incompreensão em relação aos sentimentos do sexo oposto. As diferentes mini-histórias que compõem esta obra apostam no amor como temática central, mas todas elas asseguram uma relativa singularidade porque apresentam ramificações narrativas completamente distintas. Sendo assim, o argumento desta obra contempla os diversos tipos de relacionamento mais comuns da nossa sociedade (Casamento, Namoro, Paixão Momentânea) e as diversas crises/situações que podem enfrentar. O encadeamento narrativo deste filme é muito semelhante ao de “Love Actually”, uma obra britânica que também aborda as diversas problemáticas dos relacionamentos amorosos. Infelizmente esse encademamento não é perfeito e, tal como aconteceu nessa obra, algumas mini-histórias são completamente absorvidas pela força de mini-histórias mais fortes e interessantes que chamam mais à atenção do público. Os criadores de “Love Actually” previram esta situação e atribuíram, a cada história, um tempo de antena correspondente à sua força e possível popularidade, conseguindo assim uma obra completa que nunca perde o ritmo ou desvia a atenção do público, porque entre as histórias principais encontram-se as secundárias que são mais rápidas e menos desenvolvidas, no entanto, os criadores de “He's Just Not That Into You” não tiveram essa preocupação e desenvolveram todas as histórias com uma profundidade semelhante, algo que eventualmente quebra o ritmo da obra e transforma algumas partes do filme num verdadeiro suplício. As personagens do filme representam situações quotidianas, mas também representam estereótipos deste género cinematográfico, já que nenhuma das nove personagens é verdadeiramente original e inovadora mas, verdade seja dita que, ao contrário da grande maioria das comédia românticas, “He's Just Not That Into You” consegue apostar em diálogos concretos e divertidos que se afastam dos habituais diálogos supérfluos que nos aparecem recheados de clichés e piadas fáceis. Em suma, o argumento desta obra tem alguns pontos fortes como a grande maioria dos diálogos e algumas mini-histórias que apostam em situações divertidas e teorias interessantes (Gigi & Alex), no entanto, também apresenta alguns pontos fracos como a estereotipização das personagens e a existência de histórias pouco interessantes e irrelevantes (Beth & Neil).
O realizador Ken Kwapis conseguiu juntar no mesmo ecrã vários actores bastante populares de Hollywood, como Ben Affleck, Drew Barrymore, Jennifer Aniston e Scarlett Johansson. Seguindo o padrão estereotipado das personagens, Scarlett Johansson interpreta aquela mulher sensual que não tem paciência para relacionamentos e que certo dia envolve-se com um homem casado. A sua prestação é razoável mas também é verdade que este tipo de papel combina na perfeição com a sua personalidade. Jennifer Aniston e Ben Affleck interpretam um dos casais românticos do filme, mas o problema é que não existe nenhuma química entre eles, um problema que também afecta as suas medíocres performances individuais. A bela Drew Barrymore, que também veste a pele de produtora executiva, apresenta uma prestação divertida e coincidente com o seu valor artístico. Os restantes actores do elenco apresentam, na sua generalidade, uma performance razoável. Na minha opinião, o elenco não acrescenta nem diminuiu valor ao filme. Jennifer Aniston e Ben Affleck são os únicos actores que apresentaram performances abaixo da média, porque os restantes elementos do elenco equiparam-se em qualidade e entrega ao respectivo papel. A nível comercial, um elenco de luxo poderá atrair mais espectadores, mas a nível de qualidade, a participação dos actores mais populares não influenciou, neste caso concreto, o resultado final porque apresentaram um nível semelhante ao dos actores menos populares. Apesar de apostar em personagens estereotipadas e histórias comuns, “He's Just Not That Into You” consegue apresentar alguns pontos positivos que o colocam num patamar superior ao das mais recentes comédias românticas.

Classificação - 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>