Crítica - A Bela e o Paparazzo (2010)

Realizado por António-Pedro Vasconcelos
Com Soraia Chaves, Marco D'Almeida, Pedro Laginha, Virgílio Castelo, Nuno Markl

Após um desastroso e pornográfico “Call Girl”, António-Pedro Vasconcelos regressa à simplicidade e à qualidade cinematográfica com "A Bela e o Paparazzo", uma comédia romântica que não envereda por caminhos sexistas ou deploráveis, assumindo portanto uma ligeira vantagem qualitativa sobre as inúmeras comédias românticas norte-americanas sem qualquer decência ou qualidade que nos chegam semanalmente às salas de cinema, no entanto, "A Bela e o Paparazzo" está longe da perfeição porque também nos apresenta um argumento tematicamente estereotipado. Mariana (Soraia Chaves) é uma famosa actriz de televisão que esta a atravessar uma fase particularmente complicada porque a novela onde participa está a perder audiências rapidamente, as filmagens não correm como o esperado e a sua vida privada parece saída de um romance irrealista, no entanto, apesar destes problemas e por culpa dos paparazzi que a perseguem dia e noite, continua sob os holofotes da imprensa cor-de-rosa e a aparecer continuamente nas capas das revistas do coração. João (Marco D'Almeida) é um paparazzo que vive escondido atrás de uma câmara e que faz do quotidiano das estrelas o seu ganha-pão. Até que o inesperado acontece, Mariana e João conhecem-se e apaixonam-se. A partir daí, ele vai provar do seu próprio veneno, pois é o romance de ambos a ser tema de capa de todas as publicações. Agora, o grande problema de João será fazer com que Mariana não descubra a sua verdadeira identidade e, como isso não fosse suficiente, resolver as constantes complicações dos seus dois extravagantes amigos.
O objectivo do argumento é explorar os valores morais que comandam a imprensa sensacionalista portuguesa e os efeitos que as suas notícias provocam no quotidiano das celebridades visadas pelos seus caluniosos e exagerados trabalhos jornalísticos, essa exploração é efectuada através de um romance entre os opostos desta questão, ou seja, uma celebridade e um paparazzi. O romance entre os protagonistas não é criativo ou imaginativo porque obedece aos típicos estereótipos narrativos do género romântico, assim sendo, somos confrontados com segredos pessoais e dissimulações sentimentais que acabam por ser ultrapassadas pelos protagonistas que se rendem ao romance. A exploração satírica da irónica situação também não é fenomenal, no entanto, é substancialmente competente. A história de "A Bela e o Paparazzo" não é intelectualmente estimulante mas consegue entreter satisfatoriamente os espectadores que apreciem produções românticas que são simples mas que também são ligeiramente divertidas. A direcção de António-Pedro Vasconcelos é bastante inocente porque em nenhum momento utiliza uma sexualidade exagerada para apimentar a narrativa e cativar os espectadores mais superficialistas, uma atitude bastante louvável que deveria servir de inspiração à esmagadora maioria dos cineastas portugueses. O cineasta não nos apresenta um trabalho cinematográfico excepcional mas consegue oferecer alguns pormenores interessantes ao público, pormenores esses que primam pela sua simplicidade. A performance dos protagonistas, Soraia Chaves e Marco D'Almeida, também não é perfeita mas é suficiente para uma produção deste género que não exige muito dos seus actores. O elenco secundário apresenta algumas performances interessantes.
A simplicidade de "A Bela e o Paparazzo" é louvável, no entanto, essa característica não é suficientemente importante para lhe conferir o estatuto de comédia romântica de qualidade porque esta longa-metragem apresenta múltiplas insuficiências nas suas principais vertentes, insuficiências essas que são maioritariamente exteriorizadas através do seu argumento que é pouco imaginativo e pouco empolgante.

Classificação – 2,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

8 Comentários

  1. Eu diverti-me, bastante. Muitos dos que estavam à minha volta também.(eu ouvi-os)

    ResponderEliminar
  2. Do que se espera de um filme de entretenimento esta excelente… na sala onde o vi todos saíram satisfeitos com o filme e a comentar pela positiva por ser um filme português… acho que um caminho que se deve seguir para um bom desempenho do cinema português… Cinco Estrelas.

    ResponderEliminar
  3. pois fiquei desiludido, com o que pensava serem bons actores, e surpreso, pelo grande humorista, e pq não dizer actor Nuno Markl

    ResponderEliminar
  4. Depois de assistir o filme fiquei surpreendida positivamente. O Filme apresenta a história que todos esperávamos de amor entre Mariana e João mas trás vários pormenores que fazem toda a diferença. A história paralela de Nuno Markl é brilhante. E este confere ao filme um tom, para os mais atentos, critico e irónico. A referencia ao "pátio das cantigas", as camisolas cão azul, os termos políticos e a "história dos pinguins" são pequenas peças num filme do tom comercial essenciais. É importante cativar com a história e acrescentar estes pormenores que suscitam a curiosidade sobre os mesmos.
    Um filme que espero ser a marca de um ponto de viragem no cinema português.

    ResponderEliminar
  5. Dos melhores filmes portugueses... Parabens
    6/10
    Manel

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito! Filme que me cativou muito :p

    ResponderEliminar

//]]>