Crítica – Woodstock – Three Days of Peace and Music (The Director’s Cut) (2009)

Realizado por Michael Wadleigh

Esta é a edição comemorativa dos 40 anos do famoso festival de música que juntou durante três dias meio milhão de jovens em pacata convivência para ouvir os mais promissores jovens cantores da época. Esta edição remasterizada em 1994 do filme-documentário realizado durante o próprio concerto por Michael Wadleigh e editado, entre outros por Scorcese e Telma Schoonmaker, pelo que foi nomeada para o Óscar de melhor Edição de Imagem, surge em dois DVDs com imagens inéditas de várias actuações. Embora não respeite o alinhamento original, como já acontecia com a primeira versão, o fabuloso documentário de quase quatro horas transporta-nos para o ambiente daquele acontecimento histórico que doutra forma só conheceríamos através de relatos.
No filme, onde surge frequentemente o ecrã dividido em dois, levando o espectador a sentir-se também ele alucinado por tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, para além das actuações, filma os jovens que fizeram do festival o que ele foi bem como as reacções da população local a tamanho acontecimento. Desde o uso generalizado de drogas, chega-se mesmo a fazer um alerta ao público no palco para a qualidade do ácido à venda, ao sexo descontraído, passando pelas condições logísticas, escassez de casas de banho, necessidade de alimentar o público, pela chuva torrencial e os rios de lama que levaram a que fossem atiradas de helicóptero roupas secas para os jovens, um bocadinho possível de Woodstock fica connosco. Surgem ainda entrevistas históricas ao inexplicavelmente jovem empreendedor Michael Lang a par com pequenos detalhes como a chamada pelo microfone de um jovem que acabou de ser pai ou de outro cujo pai está a ser operado e é mesmo filmado o momento em que as grades são derrubadas e o concerto se torna livre. Paz, amor, drogas, e muita música foram, como vemos, de facto os ingredientes do mais espontâneo ajuntamento pacifista em torno da música jamais feito.


Fica-nos apenas a dúvida sobre quanto material filmado durante o festival está ainda por divulgar e a curiosidade de assistir aos três dias do concerto completos com o alinhamento original. Neste filme surgem as actuações de Joan Baez, Canned Heat, Joe Cocker & The Grease Band, Coutry Joe McDonald, Country Joe & The Fish, Cosby, Stills & Nash, Arlo Guthrie, Richie Havens, Jimi Hendrix, Jefferson Airplane, Janis Joplin, Santana, John Sebastian, Sha Na Na, Sly & The Family Stone, Ten Years After e The Who. O filme original recebeu o Óscar de Melhor Documentário em 1971 e foi nomeado para o de Melhor Edição, como já referi, e Melhor Som.

Classificação - 5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>