Crítica - I'm Still Here (2010)

Realizado por Casey Affleck
Com Joaquin Phoenix

Os “mockumentaries” ou documentários falsos sobre eventos fictícios estão em alta em Hollywood, e entre os filmes/documentários mais conhecidos e rentáveis dos últimos anos encontramos os cómicos “Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan” (2006) e “Brüno” (2009), ou os mais sérios “The Blair Witch Project” (1999) e “Cloverfield” (2006). Ao contrário destes conhecidos e rentáveis “mockumentaries”, “I'm Still Here” não foi um sucesso comercial e foi trucidado pela crítica especializada que não ficou muito convencida com esta obra que foi criada por Joaquin Phoenix e Casey Affleck, uma opinião que eu apoio incondicionalmente, porque este “I’m Still Here” é realmente um documentário falso muito fraco sobre Joaquin Phoenix e sobre o fim da sua carreira enquanto actor e o início da sua carreira como músico/rapper.


É verdade que “I’m Still Here” aborda alguns temas interessantes como os excessos das celebridades ou a instabilidade da fama, no entanto, nenhum destes temas é explorado com criatividade ou habilidade, muito pelo contrário, não existe nenhum momento verdadeiramente elucidativo ou interessante sobre estes ou outros temas relevantes. “I’m Still Here” é maioritariamente composto por cenas onde Joaquin Phoenix embarca em vários delírios filosóficos, ou onde Phoenix e várias personagens secundárias vêm-se envolvidas em situações verdadeiramente deploráveis e depreciativas, cenas verdadeiramente fracas que apenas entretêm os espectadores que apreciem um humor fácil e humilhante. Joaquin Phoenix é um actor controverso e conturbado que nos mostra com este seu trabalho documental que a sua carreira não está no seu melhor momento, no entanto, não podemos tirar muitas conclusões sobre a sua estabilidade emocional e mental, porque esta obra não passa de um documentário falso em que todas as suas cenas foram escritas e previamente ensaiadas. “I’m Still Here” é portanto um “mockumentary” muito fraco, que só deverá ser visto por pessoas que pretendam assistir a uma obra vazia sobre a falsa decadência de uma estrela de Hollywood.


Classificação – 1 Estrela Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Concordo plenamente com a crítica. O que podia ter sido um dos grandes momentos do ano acabou por se tornar um dos fiascos cinematográficos de 2010. Para mim ver este filme foi como ver uma brincadeira de amigos que correu muito mal.

    ResponderEliminar
  2. Cara, não acredito que perdi meu tempo vendo essa merda!!! Mas acredito que um artista não tenha de chegar a nível tão deploravel para se reinventar. Infinitamente medíocre esse "documentario". Joaquin merecia realmente levar merda na cara, maldito psicótico!!!

    ResponderEliminar

//]]>