Crítica - The Tourist (2010)

Realizado por Florian Henckel Von Donnersmarck
Com Angelina Jolie, Johnny Depp, Paul Bettany, Timothy Dalton, Steven Berkoff

O realizador Florian Henckel Von Donnersmarck maravilhou o mundo com o seu “The Lives of Others” (2006), uma excelente obra dramática que marcou a sua estreia na sétima arte e que arrecadou o Óscar e o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, bem como outros prémios internacionalmente relevantes. O seu novo trabalho, “The Tourist”, é um remake norte-americano do medíocre “Anthony Zimmer” (2005) de Jérôme Salle, um remake também ele medíocre e extremamente monótono e confuso que não vai vencer nenhum Óscar mas que poderá vencer um Razzie. A sua mediana história é centrada em Frank Tupelo (Johnny Depp), um turista e matemático norte-americano que se cruza casualmente com Elise Clifton-Ward (Angelina Jolie), uma mulher atraente e extremamente sedutora com quem inicia um relacionamento casual em Veneza, uma cidade italiana que é mundialmente conhecida pelos seus cenários românticos que estimulam ainda mais o seu incandescente romance, no entanto, este seu relacionamento de sonho cai por terra quando Frank e Elise se vêm envolvidos numa arriscada trama internacional e altamente secreta que envolve o Governo Britânico e a Máfia Russa.


A Hollywood Foreign Press Association nomeou “The Tourist” ao Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia ou Musical, no entanto, “The Tourist” não nos é vendido como uma comédia ou como um musical mas sim como um thriller, assim sendo, não se compreende muito bem como é que a Hollywood Foreign Press Association nomeou um thriller ao Globo de Ouro de Melhor Filme – Comédia e Musical, mais ainda, não se compreende como é que o nomeou a um Globo de Ouro de Melhor Filme, no entanto, eu não posso criticar a Hollywood Foreign Press Association por classificar “The Tourist” como uma comédia porque eu próprio considero que “The Tourist” é uma comédia com contornos românticos porque que outro título descritivo é que se poderia atribuir a um filme que nos oferece uma narrativa muito semelhante àquela que nos foi oferecida por comédias norte-americanas como “Killers” (2010) e “The Bounty Hunter” (2010) ou como “Mr. & Mrs Smith” (2005) e “True Lies” (1994)? É verdade que “The Tourist” contém vários elementos narrativos que pertencem a um thriller, no entanto, esses elementos não são habilmente desenvolvidos por Von Donnersmarck e acabam por ser ofuscados por um romance superficial e estereotipado entre Elise e Frank, um relacionamento unidimensional e irrealista que monopoliza a narrativa e que se torna ainda menos credível com uma reviravolta final que é absolutamente ridícula mas que de certa forma oferece a “The Tourist” um final feliz e românico, uma característica que é muito comum nas comédias norte-americanas.


O cineasta Florian Henckel Von Donnersmarck criou portanto um thriller/comédia que narrativamente é muito fraco, no entanto, este não é o único defeito desta obra que de verdadeiramente positivo só tem mesmo a sua maravilhosa cinematografia da autoria de John Seale. O seu luxuoso elenco é liderado por Angelina Jolie e Johnny Depp, dois actores talentosos e mundialmente conhecidos que individualmente até nos oferecem duas performances razoáveis, no entanto, como casal são extremamente inconvicentes porque não existe nenhuma química entre eles. O seu elenco secundário é composto por nomes fortes como Paul Bettany e Timothy Dalton mas é Steven Berkoff que nos oferece o trabalho mais convincente como o vilanesco Reginald Shaw. Em suma, “The Tourist” é uma medíocre comédia que apenas serve para promover Veneza e que se esconde sob a errada classificação de um thriller para tentar atrair o público, no entanto, muito poucas pessoas deverão achar piada a um filme tão enfadonho e tão incompleto como este.

Classificação – 1,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. 1,5 estrelas??? nao concordo...Fui ver o filme e apesar de achar que tanto a Jolie e o johny ja fizeram optimos filmes, este nao deixa de ser um bom filme..apesar de nao ter gostado da reviravolta final...mas tanto ela como ele sao excelentes actores e estao na perfeiçao.

    ResponderEliminar
  2. Realmente este filme deixa muito a desejar... achei fraquinho tendo em conta outras criticas vindas de fora que ja tinha lido.

    ResponderEliminar
  3. não concordo com a classificaçao dada ao filme, apesar de deixar algumas coisas a desejar, é um optimo filme, e tem optimos actores

    ResponderEliminar
  4. :O Discordo, isto é bem bom.

    "O Turista": 4*

    "O Turista" tem momentos hilariantes e cenas de pura ação, tem também surpreendentes reviravoltas e uma pitada de romance.
    "The Tourist" tem um bom elenco e uma boa química entre os protagonistas, o que mostra a qualidade do filme.

    Cumprimentos, Frederico.

    ResponderEliminar

//]]>