Espaço Memória – Gentlemen Prefer Blonds (1953)

Realizado por Howard Hawks
Com Marilyn Monroe, Jane Russell, Charles Coburn

Lorelei Lee (Marilyn Monroe) e Dorothy Shaw (Jane Russell) são duas mundanas cantoras de musicais. Colegas de profissão e amigas são contudo muito diferentes, Lorelei, num papel que se colaria para sempre à imagem pública de Marilyn é de uma sensualidade arrebatadora que prende todos os homens, no entanto a sua ambição é pouco inteligente para não dizer mesmo infantil, por outro lado a pragmática Dorothy, - um papel que ofusca a beleza de Jane Russell por contraste com a explosiva loira, - vê a vida de forma realista e tenta-se divertir como sabe. Ambas empreendem uma viagem de barco até Paris a fim de facilitar o casamento de Lorelei com um jovem herdeiro multimilionário apatetado. A bordo encontram várias curiosas personagens que, por uma razão ou por outra, vão revirar o seu destino de pernas para o ar.


Completamente preenchido pela beleza de Marilyn, o filme conta ainda com históricos momentos musicais e uma dose considerável de humor. Se as personagens das duas raparigas são claramente vistas sobre um olhar machista que as apresenta como irresistíveis objectos sexuais, a amizade sincera entre elas dá-lhes uma profundidade que não esperaríamos. Ainda assim ambas parecem encaixar-se perfeitamente nos papéis que, como já referi, seria no caso de Marilyn indissociável da sua própria figura. O filme é uma ode ao glamour, contando com um luxuoso guarda-roupa que servir certamente de inspiração a muitas mulheres e com elaboradas coreografias.
O filme de 1953 é uma adaptação do musical da Broadway que partiu da novela Gentlemen prefer blonds:The illuminating diary of a professional lady de Anita Loos, já anteriormente posto em filme, em 1928. Foi um grande sucesso na época, e, ainda que não tenha recebido nenhum Óscar tem um lugar garantido na História do Cinema sobre tudo pelo contributo que deu para a idolatria de Marilyn.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>