Crítica - Red Riding Hood (2011)

Realizado por Catherine Hardwicke
Com Amanda Seyfried, Gary Oldman, Lukas Haas

O conto “Little Red Riding Hood”, de Charles Perrault, é um famoso clássico infantil que serviu de base a vários filmes relativamente recentes, como “Red Riding Hood” (2003), de Giacomo Cimini ou “Hard Candy” (2005), de David Slade. “Red Riding Hood”, de Catherine Hardwicke, é a mais recente versão alternativa deste clássico literário, uma versão sofrível que não foi bem aceite pela crítica e pelo público que não cedeu à sua medíocre narrativa. A sua história é ambientada numa aldeia medieval que é aterrorizada há várias décadas por um lobisomem que prometeu não atacar os humanos se estes também não o atacarem, no entanto, tudo isto se altera quando uma habitante da aldeia, Lucie (Alexandria Maillot), é morta por esta monstruosa criatura. A sua irmã mais velha, Valerie (Amanda Seyfried), fica chocada com a sua morte, mas fica ainda mais chocada ao saber que os seus pais combinaram o seu casamento com Henry (Max Irons), um rapaz educado e extremamente rico por quem ela não sente qualquer afecto porque está loucamente apaixonada por Peter (Shiloh Fernandez). A morte de Lucie leva os aldeões a pedirem auxílio ao Padre Salomon (Gary Oldman), um famoso caçador de criaturas sobrenaturais que lhes revela que o lobisomem não só vive na aldeia como também quer transformar Valerie num lobisomem durante a Lua Vermelha.


A carreira de Catherine Hardwicke não é das mais ilustres, mas também não é das mais fracas porque entre os seus maiores trabalhos encontramos vários filmes interessantes, como “Thirteen” (2003) ou “Lords of Dogtown” (2005), no entanto, entre esses filmes só encontramos um sucesso comercial: “Twilight” (2008). O seu mais recente trabalho, “Red Riding Hood”, tem várias similaridades com esse blockbuster, porque também tem uma temática sobrenatural e também se centra numa calorosa vertente romântica, mas a verdade é que comparar este filme com o seu maior sucesso comercial é insultar este último porque “Twilight” funciona, quer como uma história de amor, quer como uma história sobrenatural para adolescentes, ao passo que “Red Riding Hood” não passa de um filme medíocre sem chama e cheio de clichés onde não reina nem a intensidade nem o mistério.


A mediocridade de “Red Riding Hood” é fortalecida pela sua previsível conclusão e pela sua vertente técnica pouco atenta aos pormenores, como provam os vários erros de caracterização e o fraco visual do lobisomem. O seu elenco é liderado por Amanda Seyfried, uma actriz com um enorme potencial que nos oferece mais uma performance eficaz como Valerie, uma personagem que poderia ter tido uma construção narrativa mais ambiciosa e sensual. Gary Oldman tem também uma interessante performance como o obcecado e sombrio Padre Salomon, mas os dois sex symbols do elenco, Max Irons e Shiloh Fernandez, ficaram muito aquém das expectativas. “Red Riding Hood” é mais um fraco produto comercial que transformou um fantástico conto clássico num filme que é narrativamente e visualmente sofrível.

Classificação – 1,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

13 Comentários

  1. Muito sinceramente, não concordo muito com a tua critica pois o filme até teve um final inesperado e superou em muito o twilight, e digo isto sendo um grande fã dessa saga.
    Acho que a classificação que deste está muito aquém do que o filme chega a ser, sendo por volta das 3 estrelas.

    ResponderEliminar
  2. Eu admiro muito a atriz Amanda Seyfried, ela vem conquista muito espaço no cinem, e adorei todos os filmes que ela fez até hoje. Estou ansiosa para assistir este! = )

    ResponderEliminar
  3. Também achei o filme muito, muito fraquinho. Dar-lhe-ia exactamente a mesma classificação. As semelhanças com "Twilight" são mais que muitas e a narrativa quer tanto bafejar-nos com o habitual twist final que acaba por se tornar simplesmente ridícula. Logo no início, quando vemos um suposto lenhador ao fim de várias horas de trabalho sem uma única gota de suor na testa e um penteado todo à maneira, vemos que o filme vai ser uma parvoíce. E o problema é que, à medida que os minutos passam, ele se torna cada vez pior...
    Não é o pior filme que já vi em toda a minha vida, mas é bem capaz de ser o pior filme de 2011 até ao momento.

    ResponderEliminar
  4. É verdade que há semelhanças com twilight mas o filme em si nao pode ser comparado. Podiam ter dado uma forma ao lobo mais lobisomem, no entanto este filme está muito melhor que o outro, uma vez que nem é baseado em nenhum livro como o crepusculo. Gostei muito, final inesperado, tem suspanse e boas pistas que no fim vemos que podiamos ter percebido o final. aconselho a ver.

    ResponderEliminar
  5. O filme eh muito louco! Adorei! Vale a pena assistir!

    ResponderEliminar
  6. narrativamente e visualmente SOFRÍVEL?

    você realmente viu o filme?
    o filme tem uma das melhores fotografias da atualidade e a narração é incrivelmente ótima e te segura muito, deixando muitas surpresas.

    essa crítica sim foi MUITO sofrível!

    ResponderEliminar
  7. eu nao me importava de ser mulher do Leke que ficou Lobo ele eh LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

    LINDOOOOOOO
    LINDOOOOOOOOO
    LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  8. É um filme de Amor/Ódio.
    Eu sinceramente gostei e não gosto de "crepúsculo".
    Tenho a dizer:
    -Caracterizar um lobisomen não é fácil.
    -As restantes personagens estão bem caracterizadas, tal como o cenário.
    -O facto da história ser diferente da original, tornou o filme muito mais interessante.
    -A selecção musical está estrondosa e bem adequada.
    Para terminar:
    -O que é que não é cliché hoje em dia?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  9. concordo plenamente com o ultimo comentário.
    achei este filme muito bom, sobretudo no cenário e na selecção musical.
    e sinceramente acho-o bem melhor que o twillight.
    a única coisa que foi menos feliz foi o final, mas muito provavelmente vai haver a continuação do primeiro, tal como na saga do twillight.

    ResponderEliminar
  10. Faz um filme bom então seus críticos medíocres. Nunca nenhum filme é bom para vocês, não estou dizendo que este filme é bom pois acredito que nem seja mesmo, o negócio é que vocês se acham os bons pra avaliar filmes. Pra um filme ser bom ou ruim, medíocre ou não vai depender da pessoa que assiste, tu não pode dizer que arroz e feijão é ruim pois tem gente que gosta, isso se aplica aos gostos das pessoas que incluem gosto por filmes. Nem sei porque ainda continuo lendo o que vocês escrevem, é lamentável que ainda há pessoas que deixam de ver filmes pelo comentário de vocês. PESSOAL, OLHEM O FILME E TIREM SUAS CONLUSÕES NÃO SE ILUDAM COM COMENTÁRIOS INFELIZES COMO ESSES.

    ResponderEliminar
  11. Um filme oco, extremamente aborrecido, absurdo, estupido e impregnado de clichés, que parece ser o resultado de uma colagem forçada da história do capuchinho vermelho com a saga Twilight. Ver este filme (a rapariga do capuz vermelho) foi uma autêntica perda do meu tempo. Como é possível haver quem goste disto?

    ResponderEliminar

//]]>