Espaço Memória – Pulp Fiction (1994)

Realizado por Quentin Tarantino
Com John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman

Obra emblemática da carreira como realizador de Quentin Tarantino, Pulp Fiction é um patchwork de inúmeros filmes que cabe ao espectador descortinar. Assente no percurso de alguns dias de dois gangsters, o filme leva-nos aos inesquecíveis ambientes dos anos 70, usando uma narrativa não linear nem sequer lógica. Cada frame deste filme é um quadro tal a minúcia dos cenários e a sábia câmara de Andrzej Sekula, construindo um universo coeso e consistente que dá uma estrutura à fragmentada narrativa.


As personagens são deliberadamente estereótipos nossos conhecidos de outras obras, machões cuja virilidade é ameaçada, durões sentimentais, mulheres sedutoras e vulneráveis, deambulando pelo mundo do crime organizado repleto de fantasias homossexuais e não só. Estas personagens, desde o mais pequeno criminoso até aos aos protagonistas, os sempre competentes John Travolta, Samuel L. Jackson e Uma Thurman, estão perdidas nos seus universos e lutam desesperadamente por um sentido para as suas bizarras existências.
Muitas cenas de Pulp Fiction, já por sim pleno de citações a outros filmes, ficaram no cinema que se lhes seguiu como referências constantes. Lembro por exemplo a histórica dança de John Travolta e Uma Thurman na danceteria anos 50. Os louros da obra foram reconhecidos de imediato no ano do seu lançamento. Em 1994 o filme recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e no ano seguinte o Óscar de Melhor Argumento Original (Quentin Tarantino e Roger Avary) , tendo sido também nomeado para as categorias de Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Actor Secundário, Melhor Actriz Secundária e Melhor Montagem entre inúmeros outros galardões

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>