Crítica - The Smurfs (2011)

Realizado por Raja Gosnell
Com Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Hank Azaria

As famosas e adoráveis criaturas azuis criadas por Pierre Culliford (Peyo) e mundialmente conhecidas como Smurfs ou Estrumpfes, estreiam-se no cinema com este “The Smufs”, um filme nitidamente infantil onde seis destes amistosos seres - Papa Smurf (Jonathan Winters), Smurfette (Katy Perry), Brainy Smurf (Fred Armisen), Gutsy Smurf (Alan Cumming), Clumsy Smurf (Anton Yelchin) e Grouchy Smurf (George Lopez) - tentam voltar ao seu mundo após terem sido enviados para Nova York pelo maléfico feiticeiro Gargamel (Hank Azaria), que vai fazer de tudo para destruir estas amáveis criaturas e roubar as suas preciosas essências.


A aventura dos Smurfs em Nova York vai certamente fazer as delícias dos mais novos, mas acredito que os mais velhos não encontrarão neste filme muitos elementos interessantes ou cativantes. É verdade que muitos dos adultos da actualidade conviveram na sua infância com as aventuras destes seres azuis, mas convém lembrar que este “The Smurfs” não foi feito a pensar nessas pessoas, mas sim nos seus familiares mais novos que ainda se entusiasmem com histórias que envolvem feiticeiros malvados. As suas cenas cómicas também são muito inocentes mas são, mesmo assim, suficientemente fortes e criativas para arrancar sorrisos a uma audiência diversificada, sendo as mais divertidas aquelas que envolvem Gargamel e Azrael.


O visual de “The Smurfs” não é fantástico mas é eficaz. Os Smurfs foram habilmente construídos, mas devo confessar que a mistura entre as vertentes animada e live action não resulta tão bem como em outros filmes, e isto acabou por danificar a dinâmica entre os vários intervenientes reais e fictícios. O seu elenco real é constituído por vários actores relativamente conhecidos como Neil Patrick Harris, Jayma Mays ou Sofía Vergara, mas é o fantástico Hank Azaria que mais se destaca como Gargamel, um bruxo atabalhoado que rouba várias cenas aos Smurfs com os seus cómicos maneirismos. No seu elenco vocal também encontramos vários indivíduos famosos como Jonathan Winters ou Katy Perry, mas é o talentoso Anton Yelchin que mais nos chama a atenção como o herói deste filme: Smurf Desastrado. Este animado e infantil “The Smurfs” é claramente o melhor trabalho da carreira de Raja Gosnell até ao momento mas é, mesmo assim, um dos blockbusters mais fracos deste ano.

Classificação - 2 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>