Espaço Memória – The Silence of The Lambs (1991)

Realizado por Jonathan Demme
Com Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine

Arrebatador é o adjectivo que me ocorre para descrever esta obra ímpar de Jonathan Demme. Da mesma opinião partilham os membros da Academia que lhe atribuíram, apenas pela terceira vez na história dos Óscares até então, as cinco mais importantes estatuetas: Melhor Filme (Edward Saxon, Kenneth Utt e Ronald M. Bozman); Melhor Realizador (Jonathan Demme); Melhor Actor Principal (Anthony Hopkins); Melhor Actriz Principal (Jodie Foster); Melhor Argumento Adaptado (Ted Tally a partir da obra de Thomas Harris). O filme foi ainda nomeado para as categorias de Melhor Montagem e Melhor Som.
São dois os vilões, dois psicopatas serial killers, Dr. Hannibal (The Canibal) Lecter (Anthony Hopkins) e Buffalo Bill (Ted Levine). Lecter é o psiquiatra, preso há oito anos em alta segurança por devorar as suas vítimas, que a jovem recruta do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é encarregue de interrogar pelo seu superior e protector. O objectivo, que Clarice cedo descobrirá, é levar Lecter, perito em deslindar os meandros da mente humana, a colaborar na captura do psicopata que assassina e esfola as suas vítimas, Buffalo Bill. O jogo de inteligência que se trava entre a agente do FBI e o louco psiquiatra é o ponto mais fascinante deste soberbo thriller e raia quase a amizade e respeito mútuos.


The Silence of The Lambs prende completamente o espectador à cadeira, tal é a intensidade do suspense, que se transformou numa referência incontornável neste género e uma das mais importantes obras do cinema norte-americano. Ainda assim, a quando da sua estreia não todos os sectores da sociedade conseguiram compreender as subtilezas do argumento e as nuances das interpretações inesquecíveis de Foster, Hopkins e Levine, gerando-se grande polémica entre a comunidade homossexual que via na obra uma mensagem homofóbica, ainda que o filme contenha nele mesmo os elementos necessários para desmontar esta teoria. Obra imperdível graças ao argumento ímpar e às inigualáveis interpretações dos actores principais, The Silence of The Lambs é, sem qualquer dúvida, um filme maior da cinematografia contemporânea. A personagem de Hanibbal Lecter marcou de tal modo o nosso imaginário que surgiu depois em duas outras obras de qualidade muito inferior.

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Grande filme, que até a conservadora Academia foi obrigada a premiar.

    Até mais

    ResponderEliminar
  2. Apenas para rectificar: Não foram apenas duas as obras onde a personagem Hannibal Lecter entrou para além do Silêncio dos Inocentes, foram três.
    Dragão Vermelho.
    Hannibal.
    Hannibal: A Origem do Mal.

    ResponderEliminar
  3. Na verdade também nao foram tres. Para alem desses a personagem ja tinha sido interpretada por brian cox num filme feito ainda antes deste: Manhunter de 1986. Pedia alguma perquisa antes de se fazerem as cronicas. Ja nao e a primeira vez...

    ResponderEliminar

//]]>