Crítica – Colombiana (2011)

Realizado por Oliver Megaton
Com Zoe Saldana, Cliff Curtis, Lennie James
O argumento de "Colombiana", da autoria de Luc Besson e Robert  Mark Kamen, traz consigo a grande originalidade de colocar como protagonista do típico filme de acção uma jovem, bela e fisicamente frágil, mulher. Cataleya (Zoe Saldana) cresceu na Colômbia no seio de uma família de mafiosos. Depois de assistir ao assassínio dos pais, com apenas dez anos e com um discernimento muito precoce, consegue ir para os Estados Unidos e juntar-se ao seu tio Emilio (Cliff Curtis) que passa a assumir a responsabilidade de a criar. Cataleya, contudo, sabe o que quer e decide desde logo que não deseja estudar mas sim tornar-se numa assassina profissional. Ainda que o tio não aceite essa situação, a jovem conseguirá atingir os seus objectivos que têm como último propósito chegar ao responsável pela sua orfandade.


A figura de Zoe Saldana, ágil e muito versátil, imprime este cunho bastante feminino ao típico filme de durões. No entanto, o dinamismo da acção e a espectacularidade de muitos lances não conseguem sobrepor-se aos débeis diálogos e às incongruências do argumento, como por exemplo o facto de Cataleya conseguir, ainda criança, órfã e sozinha, chegar aos EUA e descobrir o seu tio ou quando adulta manter uma relação com um artista plástico que nada sabe sobre a sua verdadeira identidade. Ainda assim, a obra revela-se um bom entretenimento, sem quebras de ritmo, esteticamente agradável e claramente dirigido a um público masculino.
Classificação - 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Desculpe, mas nao concordo com os argumentos finais da critica. O fato de ter chegado aos EUA sozinha nao e bem verdade visto que pela licenca poetica do filme de ter feito algum acordo com a embaixada americana. Quanto a ter achado sozinha seu tio, novamente discordo, tinha um endereco e muitas criancas (?) de 9 ou 12 anos como e o caso dela certamente encontrariam. Confesso que os dialogos sao sofriveis em algumas cenas, mas de modo geral colombiana na minha otica e um excelente filme de acao para quem ja esta cansado de filmes obiveis como Salt ou a franquia Resident Evil. Vale ressaltar que e do mesmo roteirista de Taken outro filme que vai um pouco alem da mesmice. Fora isso excelente critica!

    ResponderEliminar
  2. Nikita e O profissional já marcaram o gênero com roteiros mais precisos e atuação menos opaca que fazem do espectador um personagem do filme. Colombiana falha tanto em uma narrativa débil quanto na atuação sem brilho da protagonista como dos coadjuvantes. Tudo neste filme se torna previsível ao ponto de nos levar ao aborrecimento.

    ResponderEliminar

//]]>