Crítica - The Dictator (2012)

Realizado por Larry Charles
Com John C. Reilly, Megan Fox, Sacha Baron Cohen

O humorista britânico Sacha Baron Cohen tomou o mundo e a sétima arte de assalto com duas controversas comédias/ mockumentários – “Borat” (2006) e “Bruno” (2009) – onde interpretou duas personagens hilariantes e fortemente satíricas que gozam com tudo e com todos sem qualquer preocupação com constrangimentos públicos ou consequências político-sociais. Estes dois sucessos comerciais transformaram Baron Cohen numa das figuras mais conhecidas e incontornáveis do mundo da comédia e deixaram milhões de pessoas ansiosas pela estreia deste “The Dictator”, um filme um bocado mais comercial e tradicional que os sucessos anteriores do famoso humorista, mas onde este dá vida a mais uma carismática personagem que quebra todas as regras de etiqueta e bom senso ao satirizar, sem nenhuma piedade ou compreensão, as ações e o estilo de vida dos ditadores árabes, bem como as políticas sociais norte-americanas e islamitas. A história de “The Dictator” centra-se no General Almirante Shabazz Aladeen (Sacha Baron Cohen), um dos mais excêntricos ditadores que o mundo já alguma vez viu. Esta egocêntrica figura política é mundialmente conhecida pela sua indestrutível barba, por dormir com centenas de celebridades ávidas pelo seu dinheiro e por organizar e determinar os seus próprios Jogos Olímpicos. Aladeen atrai a atenção internacional quando surgem novidades acerca do seu programa secreto nuclear. Depois de uma tentativa de assassinato a que escapa, Aladeen encontra-se sozinho e sem dinheiro nas ruas de Nova Iorque. Mas a sua força de vontade para recuperar o poder e afastar a democracia do seu país oprimido, não o desanima!


A força motriz deste “The Dictator” é o fantástico Sacha Baron Cohen, uma criativa e incansável força da natureza que regressa ao género cinematográfico que melhor conhece, após ter tido uma breve mas interessante performance no mundialmente aclamado “Hugo”, de Martin Scorsese. Em “The Dictator”, Baron Cohen e o seu General Aladeen envolvem-se em hilariantes sequências que têm na sua base várias ironias e críticas acutilantes a temas relativamente atuais como a crise social do mundo árabe, a estranha política internacional de Barack Obama ou as consequências dos preconceitos culturais dos norte-americanos para com os muçulmanos e vice-versa. As celebridades também não escapam às várias tiradas cómicas do General Aladeen, sendo Megan Fox, Katy Perry e as Irmãs Kardashian alguns dos alvos deste temível ditador. A estas cenas cómicas de valor juntam-se algumas sequências de ação e aventura que também são bastante engraçadas. Tal como “Bruno” ou “Borat”, “The Dictator” não tem uma trama muito lógica ou convincente mas, apesar de todas as suas lacunas e óbvia falta de sentido, até não é uma das mais esquisitas e irrealistas do género, cumprindo assim satisfatoriamente a sua principal missão de apoiar e contextualizar as várias cenas cómicas que são, sem dúvida alguma, o grande chamariz desta obra. Para além de Sacha Baron Cohen, o elenco de “The Dictator” é composto por outros atores/ humoristas de relevo como Anna Faris, John C. Reilly ou Ben Kingsley, mas nenhum deles consegue ofuscar o talento e à-vontade de Baron Cohen que é claramente a alma desta obra, que até pode estar longe de ser uma grande comédia, mas que certamente não vai defraudar os milhares de fãs destes humorista e todos aqueles que apreciam uma comédia  politicamente incorreta.

 Classificação – 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Sou fã do Sacha enquanto Borat, Bruno e Ali G mas tenho medo que neste estilo mais comercial (onde abandona o formato mockumentary) saia do cinema a pensar que acabei de ver um daqueles maus filmes do Adam Sandler.

    ResponderEliminar
  2. É difícil de atingir o nível de mediocridade de Sandler, felizmente este o Ditador esta a anos luz de Jack & jill

    ResponderEliminar
  3. Ja fico mais confortável em ir ver ;)

    ResponderEliminar

//]]>