Algumas Informações Sobre Prometheus

Segundo a Mitologia Grega, Prometheus era um Titã (Criaturas Divinas e Rivais dos Deuses) que adorava a humanidade e que, para a ajudar, roubou o poder de criar o fogo a Zeus (Deus dos Deuses e Senhor Dos Céus) e deu-o aos mortais. Esta sua traição foi severamente punida por Zeus, que o condenou a passar toda a eternidade amarrado a uma rocha e a sofrer inimagináveis dores, enquanto uma grande águia comia-lhe, todos os dias, o seu fígado que cresce novamente no final do dia. É importante conhecer esta pequena história mitológica para explicar algumas das mensagens de “Prometheus” e para descobrir porque é que Ridley Scott decidiu dar o nome de Prometheus à Nave Espacial que a Weyland Corporation utiliza para chegar à Lua LV-223, um local distante e desconhecido que serviu de base a uma antiga civilização extraterrestre que visitou a Terra há vários milhares de ano e que deixou alguns vestígios da sua passagem em gravuras ancestrais. Esta viagem da Weyland pelo poder do conhecimento e pela necessidade de matar a curiosidade da humanidade não terá, no entanto, um final muito feliz, porque todas as grandes descobertas acarretam um elevado preço.


“Afinal, “Prometheus” é ou não é uma prequela de “Alien” (1979)?”. Esta é decididamente uma das perguntas mais frequentes entre os apreciadores do género e da famosa saga alienígena que foi iniciada por Ridley Scott em 1979. É difícil de dizer se “Prometheus” é ou não uma prequela, mas os fãs de “Alien” podem ficar descansados porque já toda a gente sabe que “Prometheus” tem várias ligações com essa famosa franquia clássica. Se querem saber se a malévola criatura extraterrestre que fez a vida negra a Ripley (Sigourney Weaver) nos quatro filmes de “Alien” vai ou não aparecer neste filme, então têm que o ver até final, mas mais uma vez acho que os fãs desta saga não vão ficar desiludidos. Segundo Ridley Scott, “Prometheus” começou por ser uma prequela oficial de “Alien”, mas este famoso realizador sentiu a necessidade de alterar as coisas a meio e decidiu construir a história deste filme à volta dos mistérios do Space Jockey, uma criatura fossilizada que apareceu pela primeira vez em “Alien” (1979) e que se tornou, desde então, num dos grandes mistérios desta saga. Scott disse que escreveu o enredo desta obra a pensar nas várias perguntas que lhe vieram à cabeça sobre a origem desta personagem e da sua raça, tendo no final chegado à conclusão que o Space Jockey teve apenas a infelicidade de cruzar o seu caminho com uma raça de parasitas espaciais que, após devorar vários elementos dessa misteriosa espécie, encontrou na Humanidade um alvo ainda mais apetecível, até porque é uma raça menos evoluída e forte que os Space Jockeys.


Em suma, “Prometheus” começou por ser uma prequela de “Alien”, mas acabou por se transformar num filme de ficção científica mais ambicioso e sombrio que, segundo o seu realizador, evoluiu para um novo universo, mantendo apenas algumas das melhores características visuais e narrativas da “Alien Saga”. Esta mega-produção é portanto imperdível para quem gostou de “Alien” mas também para quem aprecia filmes de ficção científica. É de recordar que esta obra custou aos cofres da 20th Century Fox mais de cento e vinte milhões de dólares e que conta com Noomi Rapace,Michael Fassbender, Guy Pearce, Idris Elba, Logan Marshall-Green e Charlize Theron no seu elenco. “Prometheus” estreia em Portugal a 7 de Junho.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Acho que o próprio Ridley Scott se devia distanciar do Alien, se não é uma prequela nem uma sequela mais vale deixar as pessoas julgarem este filme isoladamente. Espero que seja um grande filme, claro.

    ResponderEliminar

//]]>