O MOTELx 2012- Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa começa esta quarta-feira com a exibição de “[REC]3: Genesis”, um filme de terror de Paco Plaza, que será exibido pela primeira vez em Portugal neste festival dedicado ao terror e ao fantástico. Ao longo de cinco intensos dias, no Cinema São Jorge, em Lisboa, o MOTELx vai dar a conhecer a melhor e mais recente produção nacional e internacional de terror com 53 sessões, 64 longas e curtas-metragens e 12 actividades e ainda uma festa no Ritz Clube. Ao longo de cinco dias, o festival vai exibir mais de 60 filmes, onde se incluem 27 longas-metragens em estreia nacional na secção “Serviço de Quarto”, 17 curtas-metragens internacionais, uma retrospectiva dedicada ao realizador italiano Dario Argento, convidado desta edição do festival que dará uma masterclass imperdível no domingo, e a exibição de três filmes do consagrado Nobuo Nakagawa conhecido como “o pai do cinema de terror japonês”. O cinema de género produzido em Portugal pode ser descoberto na secção “Quarto Perdido”, onde se desenterram afinidades incontornáveis entre “O Território” de Raoul Ruiz e “O Estado das Coisas” de Wim Wenders, ambos filmados em Sintra.
Em 2012, o Júri do Prémio MOTELx é constituído pelos músicos e cineastas Paulo Furtado (Legendary Tigerman) e Filipe Melo – que apresentará também uma masterclass a propósito do videoclip dos Moonspell “Lickanthrope” – e ainda pelo norueguês Pål Sletaune (“Babycall”), considerado pela Variety um dos dez realizadores mais promissores a nível mundial. Além de Dario Argento e de Pål Sletaune, entre os convidados desta do festival estão os realizadores Julien Maury(“Livide”), Pascal Laugier (“The Tall Man”), Jonathan Zarantonello (“The Butterfly Room”) e Alex Chandon(“Inbred”). A Sala Montepio recebe 12 actividades paralelas, onde se destaca o regresso da mítica Noite de Jogos de Terror e, pela primeira vez, uma animada Tarde de Jogos (Pouco) Assustadores para toda a família. De destacar também o workshop do colectivo “Clones”, criadores de “Papa Wrestling” e a masterclass “Capitão Falcão” com o realizador João Leitão. De sexta para sábado, entre as 00h00 e as 06h00, o MOTELx 2012 sai da sala escura e desce a avenida em direcção ao Ritz Clube. The Macaques, A Boy Named Sue e Bandido$ são os monstros convidados para encher de música, sangue e gritos o renascido mítico clube de Lisboa. A Noite MOTELx no Ritz - Terror em Festa, será o grande momento de celebração do festival.
Quanto à Programação do Serviço de Quarto desta 6ª Edição do MOTELx 2012, destaque para as exibições do já mencionado "[REC]3: Genesis”, de Paco Plaza, mas também dos thrillers/ filmes de terror norte-americanos "Red State", de Kevin Smith e “V/H/S” (EUA), de David Bruckner, Glenn Mcquaid, Radio Silence, Joe Swanberg, Ti West e Adam Wingard. O cinema nipónico vai estar representado por dois curiosos filmes: "Red Tears” (Japão), de Takanori Tsujimoto e "Vampire” (Japão), de Shunji Iwai, que prometem surpreender o público português com a sua grande qualidade. Os asiáticos "The King of Pigs” (Coreia do Sul), de Yeon Sang-Ho e "“Yellow Sea” (Coreia Do Sul), de Na Hong-Jin também merecem ser destacados, até porque então entre os filmes mais diferentes e criativos desta edição. Os fãs de filmes de ação vão certamente deliciar-se com “The Raid: Redemption” (Indonésia), de Gareth Evans, um dos filmes sensação do ano passado que vai finalmente estrear no nosso país. Os apreciadores de filmes mais leves e comerciais não podem perder "The Tall Men" (Canadá), de Pascal Laugier, um filme de terror que até tem um elenco conhecido mas não é, nem de longe nem de perto, um filme brilhante. Da vizinha Espanha vem o intenso “Sleep Tight” (Espanha), de Jaume Balagueró e o razoável "Emergo", de Carles Torrens.
Serviço de Quarto
“American Mary” (Canadá), de Jen Soska e Sylvia Soska
“Babycall” (Noruega), de Pål Sletaune
“The Butterfly Room” (Itália), de Jonathan Zarantonello
“Crawl” (Austrália), de Paul China
“Corman’s World: Exploits of a Hollywood Rebel” (EUA), de Alex Stapleton
“Emergo” (Espanha), de Carles Torrens
“Excision” (EUA), de Richard Bates Jr
“Father’s Day” (EUA), de Astron-6
“The Human Centipede II (Full Sequence)” (Reino Unido), de Tom Six
“Inbred” (Reino Unido), de Alex Chandon
“Invasion of Alien Bikini” (Coreia do Sul), de Oh Yeong-Du
“The King of Pigs” (Coreia do Sul), de Yeon Sang-Ho
“Laddaland” (Tailândia), de Sophon Sukdaphisit
“Livid” (França), de Alexandre Bustillo e Julien Maury
“Midnight Son” (EUA), de Scott Leberecht
“The Pact” (EUA), de Nicholas McCarthy
“The Raid: Redemption” (Indonésia), de Gareth Evans
“[Rec]3: Genesis” (Espanha), de Paco Plaza
“Red State” (EUA), de Kevin Smith
“Red Tears” (Japão), de Takanori Tsujimoto
“Revenge: A Love Story” (Hong Kong), de Wong Ching-Po
“Sleep Tight” (Espanha), de Jaume Balagueró
“The Tall Man” (Canadá), de Pascal Laugier
“Yellow Sea” (Coreia Do Sul), de Na Hong-Jin
“Urban Explorer” (Alemanha), de Andy Fetscher
“Vampire” (Japão), de Shunji Iwai
“V/H/S” (EUA),de David Bruckner, Glenn Mcquaid, Radio Silence, Joe Swanberg, Ti West, Adam Wingard
Prémio MOTELx 2012
“Aconteceu no Interior”, de Ricardo Machado
“Até Quando”, de Jorge Cramez
“A Bruxa de Arroios”, de Manuel Pureza
“The Headless Nun”, de Nuno Sá Pessoa
“Leito de Maldição”, de Paulo Teixeira Rebelo
“Mutter”, de Tony Costa e Rafael Antunes
“O Princípio do Fim”, de Joel Rodrigues e André Agostinho
“O Reino”, de Paulo Castilho
“Silêncio”, de Hélio Valentim e Ricardo Ferreira
“Tormenta”, de Francisco Carvalho
O Quarto Perdido
“O Território” (1981), de Raoul Ruiz
“O Estado das Coisas” (1982), de Wim Wenders
Retrospetiva Nobuo Nakagawa
“Black Cat Mansion” (1958), de Nobuo Nakagawa
“Ghost Story of Yotsuya” (1959), de Nobuo Nakagawa
“The Living Koheiji” (1982), de Nobuo Nakagawa
Culto dos Mestres Vivos - Dario Argento
“Deep Red” (1975), de Dario Argento
“Suspiria” (1977), de Dario Argento
“Inferno” (1980), de Dario Argento
“Demons” (1985), de Lamberto Bava
“Mother of Tears (2007), de Dario Argento
1 Comentários
http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2012/03/mutter.html
ResponderEliminarMutter: 5*
Esta curta-metragem é uma das minhas favoritas, tem um excelente elenco e um distinto twist.
Cumprimentos, Frederico Daniel.