Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2013 - 4ª Parte

Os Óscares 2013 já se avizinham no horizonte. Os vários pré-nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro já começaram a ser anunciados pelos comités dos vários países participantes, a época dos grandes festivais de cinema está quase a acabar e a época dos prémios cinematográficos está a poucas semanas de começar. Já existem por estes dias vários filmes que são tidos pela crítica como sérios candidatos às nomeações a este prémios, mas ainda não há certezas de nada e é precisamente por isso que vos apresentamos esta lista, que contém todos os filmes que têm fortes hipóteses de fazerem parte da lista final de Nomeados aos Òscares que vai ser anunciada pela Academia a 10 de Janeiro de 2013.

Les Misérables de Tom Hooper 

Será que “Les Misérables” vai imitar “Chicago” e vai vencer o Óscar de Melhor Filme? Será que Tom Hooper vai receber mais uma nomeação ao Óscar de Melhor Realizador? São estas as perguntas que se colocam em relação a esta nova adaptação cinematográfica musical do homónimo e clássico livro de Victor Hugo. O fato de a história de Jean Valjean já ter sido adaptada ao cinema por diversas vezes poderá prejudicar esta produção onde a música se alia ao drama, mas os elementos promocionais que têm sido divulgados deixam antever um filme minimamente interessante que poderá ter alguma palavra a dizer na época de prémios que se avizinha.

Sinopse – A história deste filme é baseada na homónima obra teatral/musical da Broadway que, por sua vez, é baseada no famoso clássico literário de Victor Hugo, sobre um ex-condenado, Jean Valjean, que é posto em liberdade e que altera a vida de muitos dos indivíduos que encontra com os seus actos de humanidade e sacrifício, no entanto, um rígido inspector da polícia, Javert, fará de tudo para o voltar a colocar atrás das grades.

Anna Karenina de Joe Wright 

Um filme dramático de Joe Wright é sempre um sério candidato aos Óscares. Os seus belos “Atonement”(2007) e “Pride & Prejudice” (2004) conseguiram várias nomeações importantes e espera-se que este “Anna Karenina” obtenha um resultado semelhante. Tal como “Les Misérables”, o livro “Anna Karenina”, de Leo Tolstoy, já teve várias adaptações cinematográficas e isto pode prejudicar esta nova versão, que até parece ser uma das adaptações mais majestosas do clássico literário russo.

Sinopse - A história deste drama é baseada no homónimo trabalho literário de Leo Tolstoy e centra-se em Anna Karenina (Keira Knightley), uma famosa aristocrata russa que se vê envolvida num tórrido e controverso caso extra-conjugal com o Conde Vronski (Aaron Johnson), que colocará em causa o seu estatuto na alta sociedade.

Flight de Robert Zemeckis 

Não há dúvidas que “Flight”, de Robert Zemeckis, é um dos filmes mais falados dos últimos meses. Este thriller dramático tem uma história intrigante e é protagonizado por Denzel Washington, um grande ator que parece ter neste filme um poderoso desempenho que até lhe poderá valer uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal. É ainda cedo para analisar ao pormenor este filme, mas se comprovar o seu enorme potencial então não dúvido que estará entre os grandes favoritos à nomeação final ao Óscar de Melhor Filme.

Sinopse - Whip (Denzel Washington) é um experiente piloto de aviões comerciais que consegue evitar que o seu aparelho caia, salvando assim a vida das mais de cem pessoas que estavam a bordo. Este seu ato heroico é elogiado por todos, mas uma investigação ao incidente acaba por minar a sua credibilidade e o seu novo estatuto de herói.

Prometheus de Ridley Scott 

É óbvio que “Prometheus” só pode aspirar a algumas nomeações nas categorias mais técnicas como os Óscares de Melhor Direção Artística, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Caracterização ou, na melhor das hipóteses, aos Óscares de Melhor Fotografia e Banda Sonora. É verdade que se esperava muito deste “Prometheus” e, apesar de não ter provocado grandes desilusões, acabou por desaparecer da lista de potenciais favoritos às grandes estatuetas douradas devido aos problemas do seu argumento.

Sinopse - Uma equipa de cientistas e exploradores partem numa aventura que vai testar os seus limites físicos e mentais e que os vai levar até um mundo distante, onde eles vão descobrir as respostas para os nossos dilemas mais profundos e para os maiores mistérios da vida.

Cloud Atlas de Tom Tykwer, Andy & Lana Wachowski

A receção mista que “Prometheus” teve por parte da crítica abre as portas a “Cloud Atlas” para brilhar. As críticas têm sido positivas, apesar da sua premissa parecer um pouco confusa, no entanto, será difícil ver “Cloud Atlas” entre os grandes filmes do ano, muito embora possa ter algumas hipóteses nas categorias mais técnicas. 

Sinopse - Esta mega-produção de ficção-científica acompanha seis histórias que, mesmo situadas em épocas e países completamente distintos, acabam por se interligar com o desenvolver do enredo.

Beasts of Southern Wild de Benh Zeitlin 

Na internet, “Beasts of Southern Wild” não tem estado no centro de muitas conversas, mas a verdade é que a crítica mundial já o considera um dos filmes sensação deste ano. O seu palmarés é impressionante. Ao todo saiu do Festival de Cannes 2012 com quatro prémios importantes – Prémio da Crítica da Secção Un Certain Regard, Câmara de Ouro, Prémio Eucoménico e PrémioRegards Jeune. A estes prestigiantes prémios temos que juntar o Grande Prémio do Júri e o Prémio Cinematográfico do Festival de Sundance 2012. Este belo drama também foi exibido nos festivais internacionais de Los Angeles, Seattle, Hollywood e Deauville, onde conquistou os principais prémios a concurso. A mistura entre fantasia e drama da sua história tem deixado maravilhado o público e é provável que também deixe maravilhada a Academia, que poderá premiar o sucesso deste filme com um par de importantes nomeações. 

Sinopse - Hushpuppy, de 6 anos, vive no pântano com o pai. De repente, a natureza altera-se, a temperatura sobe, os glaciares derretem, libertando uma multidão de auroques. Com a subida das águas, a irrupção dos auroques e a saúde do pai debilitada, Hushpuppy decide ir à procura da mãe desaparecida.

The Sapphires de Wayne Blair 

É um pequeno mas corajoso musical australiano que tem potencial para surpreender. No Festival de Cannes 2012, “The Sapphires” foi bem recebido e a crítica australiana e norte-americana não se cansam de referir que este filme poderá conseguir nomeações nas categorias sonoras e quem sabe em categorias mais abrangentes. 

Sinopse - Austrália, 1968. Três irmãs aborígenes, Gail, Julie e Cynthia e a prima Kay, são descobertas por Dave, músico irlandês de carácter bem temperado, amador de whisky e de soul music. Dave recompõe o reportório do grupo, rebaptizado The Sapphires, e organiza uma tournée nas zonas de guerra do Vietname do Sul. No delta do Mékong onde cantam para os fuzileiros, as raparigas enlouquecem as multidões, esquivam-se das balas e apaixonam-se.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>